Enquanto a temporada atual de influenza ainda esteja em curso no Japão, alguns especialistas já estão preocupados que a próxima poderia começar já em outubro, 2 meses antes do normal, e que ela poderia ser mais grave.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número médio de pacientes com influenza em hospitais regularmente monitorados em todo o país situou-se a 1.29 na semana até 18 de junho. Desde meados de fevereiro quando atingiu o pico, o número continuou acima de 1.0, indicando que infecções por influenza ainda estão se espalhando.
A onda atual de infecções deve diminuir em breve. O número total de casos de influenza nesta temporada deverá ser de 4.359.000 desde 18 de junho.
No Japão, a temporada de influenza geralmente começa em dezembro antes de atingir o pico em janeiro ou fevereiro.
A influenza começou a se espalhar no país no outono passado pela primeira vez em 3 anos, após a imunidade das pessoas ter diminuído durante a pandemia de covid-9 e medidas de prevenção de infecções, como uso de máscara, terem sido relaxadas.
A situação da influenza no Hemisfério Sul é fundamental em prever a próxima temporada no Japão.
“O movimento de pessoas através de fronteiras foi retomado, elevando o risco do vírus da influenza se espalhar do Hemisfério Sul para o Norte, que inclui o Japão”, pontuou o professor Atsuo Hamada da Universidade Médica de Tóquio.
“Olhando a situação da influenza na Europa e nos EUA, a próxima do Japão pode começar em torno de outubro e chegar ao pico no início de dezembro”, disse Norio Sugaya, professor visitante na Universidade de Keio e especialista em doenças infecciosas.
“Enquanto essa temporada de influenza tenha sido relativamente pequena, poderemos ver casos de infecções (na próxima estação) se aproximar daqueles no período de 2017 a 2018, que foi o maior em anos”, disse Sugaya. Ele pediu que as pessoas se vacinem em uma primeira oportunidade.
Fonte: Japan Times