O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão (MIC) anunciou, na quarta-feira (21), que aprovou uma mudança nos termos de serviço que reduzirá as taxas obrigatórias da NHK em 10%.
Para os assinantes que pagam a tarifa obrigatória da NHK, da transmissão comum, por transferência bancária ou pelo cartão de crédito, cujo valor atual é de 1.225 ienes, a partir de 1.º de outubro, será de 1.100 ienes.
Além disso, os assinantes da BS, transmissão por satélite, plano conjugado com a tevê comum, terão a tarifa reduzida de 2.170 para 1.950 ienes mensais.
Outra mudança é que para quem paga através de boleto, nas lojas de conveniência, havia uma sobretaxa, mas a partir dessa data a tarifa será unificada.
Além disso, atualmente, somente os estudantes com bolsa de estudos ou com crédito escolar têm isenção do pagamento da taxa de recepção da NHK, mas a partir dessa data, os que não residem com os pais também serão alvo.
Portanto, quase todos os estudantes que não moram com a família serão isentos, pois pagarão a taxa somente aqueles que têm renda anual superior a 1,3 milhões de ienes.
Fontes: Oricon e JNN