Da esq. p/ dir. shiikwasa (JA), conchinhas (PxHere) e goiabas (Wikimedia)
Embora tenha cartazes no aeroporto de Naha (Okinawa) explicando quais são os produtos que não podem ser levados dessa província para o arquipélago principal, às vezes podem passar despercebidos.
Publicidade
As frutas tropicais são atraentes, por isso, são uma tentação. Além delas, há uma diversidade em Okinawa, como a alga umibudo, pimentas ou outros alimentos ricos que os turistas querem comprar. Veja o que é permitido.
Para se sentir seguro, veja o que pode ser levado e o que não pode.
Segundo as informações oficiais publicadas na página web do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF), há algumas restrições.
- Alimentos permitidos: as frutas em geral, como mangas, abacaxi, papaya, maracujá, goiaba, atemoia, jambo e outras,incluindo o limão achatado ou shiikwasa estão liberadas. Outros alimentos como algas, pimentas, doces, chás, melão de São Caetano (goya), também são liberados.
- Alimentos que não podem: batatas doce cruas, incluindo a roxa (beni-imo) por causa dos insetos, e espinafre d’água, chamada de yousai (蕹菜) ou kuushinsai (空心菜). Se as batatas estiverem processadas (doces, tortas, compotas ou geleias) e se as batatas foram desinfetadas podem. A desinfecção deve ser feita em um dos escritórios de Proteção Vegetal de Naha (那覇植物防疫事務所)
- Outras coisas que não são permitidas: mudas de cítricos incluindo o limão shiikwasa, da flor ivy morning (asagao) e variedades dela, e da murta dos jardins (ゲッキツ); corais vivos ou mortos, coenobitas (オカヤドカリ), areia e conchas recolhidos da praia, e caramujo-gigante africano.
Casal preso
Coenobitas apreendidos (Ryukyu Shimpo)
Um casal de turistas chineses, de 36 e 39 anos, foi flagrado com 682 unidades de coenobitas vivos, parecidos com caranguejos, designados como monumento nacional, no Aeroporto de Naha, em 15 de junho de 2023.
O casal em questão foi preso, mesmo tendo argumentado que estava levando sem saber dessa lei e que era destinado a consumo próprio, já que recolheram de uma praia que visitaram.
É claro que a grande maioria das pessoas não tentará levar esses caranguejos ou conchinhas e corais da praia, bem como as mudas de plantas, mas convém saber para não violar a lei e ser punido.
Fontes: MAFF e Ryukyu Shimpo