Shoyu no Brasil: história e crescimento na sociedade

A Kikkoman divulgou um convite a todas as pessoas interessadas na história do molho de soja, hoje reconhecido como shoyu pela sociedade brasileira.

Shoyu como tempero (Pixabay)

O Kikkoman International Food Culture Research Center, ou centro de pesquisa da cultura alimentar dessa fabricante, realizará um evento de cultura gastronômica em 29 de julho, sábado, na sede em Tóquio. 

Publicidade

O evento Shoyu no Brasil, destacando o início da produção por um nikkei, será transmitido gratuitamente pelo canal do YouTube, mas a Kikkoman também terá uma plateia limitada a 20 pessoas convidadas.  

Há mais de 100 anos, em 1908, teve início a imigração em massa de japoneses no Brasil e sabe-se que hoje são cerca de 1,9 milhão de nikkeis.

O primeiro shoyu ou molho de soja em terra brasileira foi produzido por um nikkei, o qual foi aceito e pode ser encontrado nos supermercados. O sabor é distinto dos usados no Japão, mas toda a família nikkei tinha um frasco em casa. Mas, com o passar do tempo foi tão difundido na sociedade que hoje as famílias brasileiras, independente da origem, têm esse molho de soja para usar como tempero habitual.

Com base em pesquisas de campo dos principais fabricantes japoneses de shoyu existentes atualmente, nesse evento serão explorados os antecedentes e apresentada a história do molho de soja no Brasil. Além disso, o evento terá como ponto alto a relação dos imigrantes japoneses com o shoyu e o processo de adaptação da cultura alimentar local.

Evento Shoyu no Brasil 

Esse evento levará o participante a uma viagem no tempo da cultura gastronômica nikkei através do shoyu no Brasil. É um tema que desperta interesse em saber detalhes. 

Shoyus no Brasil (reprodução)

  • Palestrante: Shigeru Kojima, pesquisador do Centro de Pesquisa Humana Abrangente, Waseda University, o qual tem mestrado na história social na Universidade Federal do Paraná, onde esteve por 10 anos
  • O palestrante é um conhecedor da história da imigração japonesa, da identidade do povo nikkei e na sua transformação. Os principais temas de pesquisa incluem festivais, cidades étnicas, comida e tradução
  • Data e horário: 29 de julho, das 14h às 15h30
  • Local: KCC Hall, no prédio da matriz de Tóquio, em Minato-ku (toque aqui para abrir o mapa)
  • Para participar como convidado deve se inscrever até 19 de julho (sorteio) e para receber o link para assistir à transmissão ao vivo precisa se inscrever até 27 de julho para receber o link. Depois, a transmissão ficará no arquivo até 31 de agosto para assistir quando quiser. Para acesso à página de inscrição toque aqui
  • Taxa de participação: gratuita
Fonte: divulgação 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sony vai construir nova fábrica de sensores de imagem no Japão

Publicado em 23 de junho de 2023, em Sociedade

A fábrica, que deve produzir sensores para smartphones, será construída em um local de 270 mil metros quadrados que a Sony planeja adquirir neste ano em Kumamoto.

A nova fábrica da Sony em Kumamoto produzirá sensores para smartphones (banco de imagens)

O Sony Group vai fundar uma nova fábrica de sensores de imagem na província de Kumamoto, disse nesta sexta-feira (23) o chefe da unidade de semicondutores da empresa, enquanto ela busca fortalecer suas operações de chips.

Publicidade

A fábrica, que deve produzir sensores para smartphones, será construída em um local de 270 mil metros quadrados que a Sony planeja adquirir neste ano na cidade de Koshi, disse o presidente da Sony Semiconductor Solutions, Terushi Shimizu, aos repórteres.

Há “expectativas crescentes” para o desenvolvimento de sensores como uma das fontes de valor para smartphones, disse Shimizu, acrescentando que essa tendência deve continuar por enquanto.

Ele não especificou o valor do investimento ou falou sobre qualquer cronograma para a construção da planta.

Kumamoto vem atraindo investimento considerável relacionado a chips nos últimos anos.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), a maior fabricante de chips por contrato do mundo, está construindo uma fábrica de chips na província, dê olho em estabelecer uma outra próxima.

Fonte: News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão