Supremo Tribunal rejeita recurso do réu condenado à morte

O réu condenado à pena de morte em duas instâncias entrou com recurso alegando inocência, mas o juiz o considerou mentor dos dois crimes de assassinato.

Cena antes de começar o julgamento final no Supremo Tribunal (JNN)

O réu japonês 岩間俊彦, 49 anos, foi condenado à pena de morte nas duas primeiras instâncias mas entrou com recurso após a última sentença, alegando inocência, mas o juiz do Supremo Tribunal, em Tóquio, manteve a decisão, na segunda-feira (5).

Publicidade

“A responsabilidade criminal é extremamente grave”, disse o juiz em relação aos crimes de assassinato de dois conhecidos em Manila, capital das Filipinas. 

Segundo os autos, o réu em questão conspirou com um outro, o qual foi condenado à prisão perpétua. Em 2014 um japonês, 32, dono de uma clínica de ortopedia em Nirasaki (Yamanashi), foi morto a tiros em Manila. No ano seguinte, um outro japonês, 42, empresário, de Fuefuki (Yamanashi), também foi assassinado a tiros, igualmente na capital filipina. 

Os dois homens assassinados estavam cobertos por um seguro, que no caso de morte o beneficiário era o réu Iwama, o condenado à pena capital. Durante o julgamento desse outro condenado à perpétua, apontou que o mandante dos crimes foi ele, Iwama.

A decisão de pena capital foi dada inicialmente pelo Tribunal Distrital de Kofu (Yamanashi), depois pelo Superior de Tóquio, e embora o réu tenha apelado, o juiz do Supremo a manteve.

“O mentor idealizou o crime, tomou a iniciativa e agiu do começo ao fim”, disse o juiz, derrubando o argumento da defesa. “A forma dos crimes foi extremamente cruel. As famílias enlutadas estão demonstrando um sentimento severo de punição”, declarou, acrescentando que a pena de morte é inevitável.

O réu Iwama não tem mais como recorrer, pois com esse julgamento no Supremo Tribunal, a sentença de pena de morte foi decisiva.

Fonte: Sankei e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novo tufão à vista, podendo fazer o mesmo curso do Mawar

Publicado em 6 de junho de 2023, em Tempo

A AMJ informou que até quarta-feira o ciclone tropical poderá se transformar em tufão.

Previsão de curso do próximo tufão, praticamente o mesmo do anterior (AMJ)

Na manhã de terça-feira (6) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a possibilidade de um novo tufão, até o dia seguinte.

Publicidade

Às 9h de terça-feira o ciclone tropical a leste das Filipinas, está bem lento e tem 1.004hPa. 

A AMJ calcula que poderá seguir o mesmo curso do tufão número 2, com possibilidade de se aproximar das ilhas da província de Okinawa no fim de semana, com uma área de tempestade de 900 quilômetros.

É possível que estimule a frente sazonal, a causa de uma forte chuva novamente em parte do arquipélago principal.   

Por isso, é preciso ficar atento a esse fenômeno.

Em junho a média é de 1,7 tufão, pois é uma época que antecede a temporada, entre julho e setembro. No pico, é possível que em um único mês se formem 5,7 tufões em média.

Inúmeras probabilidades de curso do próximo tufão analisadas pelas agências de meteorologia do mundo (WeatherNews)

Fontes: AMJ, ANN e WeatherNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!