Retomada em doenças comuns de verão entre crianças em meio a surtos recentes de herpangina e vírus RS (ilustrativa/banco de imagens)
O governo está alertando sobre uma retomada em doenças comuns de verão entre crianças em meio a surtos recentes de herpangina e vírus sincicial respiratório (vírus RS) a nível nacional.
Publicidade
Autoridades dizem que precauções aumentadas devido à covid-19 mantiveram baixos casos de doenças infecciosas além do coronavírus no ano passado. Isso também significa que o número de pessoas com imunidade contra essas doenças virais está baixo, levando a surtos recentes, disseram.
Não há vacina ou medicamento preventivo para herpangina ou vírus RS, então medidas básicas como lavar as mãos e etiqueta da tosse são recomendadas. Especialistas dizem que, enquanto não haja motivo para pânico, os pais devem levar seus filhos ao médico caso notarem sintomas preocupantes.
Herpangina
De acordo com dados compilados pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) e divulgados na sexta-feira (23), o número de casos de herpangina reportados em 3 mil instituições com departamentos de pediatria em toda a nação dispararam para 9.390 na semana até 11 de junho, ou 3 pacientes por clínica.
O número de casos aumentou desde meados de maio, com o nível deste ano bem mais alto do que aqueles vistos na mesma semana para os últimos 3 anos, que ficou abaixo de 1 paciente por clínica.
A herpangina é uma gripe de verão comum entre bebês e crianças pequenas. Crianças que são infectadas apresentam febre, então dor de garganta e inchaços similares a bolhas na boca e na parte posterior da garganta.
Como as bolhas estouram e ficam doloridas, as crianças infectadas perdem o apetite e ficam desidratadas, dizem especialistas.
As províncias de Tóquio e Osaka, onde o número de pacientes por clínica excedeu o limite de alerta de 6 na semana passada, emitiram avisos oficiais.
Vírus RS
Enquanto isso, o número de pacientes infectados pelo vírus RS, que tipicamente começa a aumentar em torno de setembro e atinge o pico no inverno, aumentou nas últimas semanas e está se espalhando a um nível levemente maior do que o visto no mesmo período durante os últimos 5 anos
O vírus RS, que é conhecido por infectar quase todas as crianças antes de completarem 2 anos, causam sintomas como os da gripe, como febre, coriza e tosse.
Enquanto a maioria dos pacientes se recupera dentro de vários dias ou 1 semana, algumas crianças podem desenvolver bronquite ou pneumonia, o que pode exigir hospitalização, de acordo com o Centro Nacional para Saúde da Criança e Desenvolvimento.
Aqueles sob risco de desenvolver sintomas graves devido ao vírus RS são bebês com menos de 6 meses, aqueles que nasceram prematuramente ou com baixo peso, crianças com doenças cardíacas congênitas, doença crônica nos pulmões ou síndrome de Down, e aquelas com síndrome de imunodeficiência.
Fonte: Japan Times