O vulcão mais ativo das Filipinas começou a lançar fontes de lava em uma erupção compassiva, colocando milhares de pessoas em alerta máximo para a possibilidade de uma explosão violenta que as forçaria a evacuar repentinamente de suas casas, disseram autoridades nesta segunda-feira (12).
Mais de 12 mil pessoas deixaram suas casas até agora em evacuações obrigatórias de grande parte das comunidades agrícolas pobres dentro de um raio de 6Km da cratera do vulcão Mayon na província de Albay, no nordeste do país. Essas evacuações começaram após o vulcão ter começado a mostrar sinais de inquietação renovada na semana passada.
Autoridades advertiram que mais milhares de pessoas continuam dentro da zona de perigo permanente abaixo do Mayon, que é declarada há muito tempo fora dos limites.
Com o vulcão começando a expelir lava na noite de domingo (11), a zona de alto risco em torno do Mayon poderá ser expandida caso a erupção se tornar violenta, disse Teresito Bacolcol, diretor do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia. Balcoocol disse que se isso acontecer, as pessoas que vivem em qualquer zona de perigo expandida devem se preparar para evacuar para abrigos de emergência.
Em 1814, uma erupção do Mayon deixou vilarejos inteiros soterrados e causou a morte de aproximadamente mil pessoas. Entretanto, a maioria das pessoas aceita a fúria esporádica do vulcão como parte de suas vidas.
LOOK: Mayon Volcano spews ash and lava as seen from Legaspi City, Albay on Sunday, June 11.
The Philippine civil defense evacuated around 2,638 families from Camalig, Ligao City, Daraga, Guinobatan, Malilipot and Tabaco City.
📷: Ali Vicoy | #ManilaBulletin pic.twitter.com/dznYezxUhH
— Manila Bulletin News (@manilabulletin) June 11, 2023
Fonte: Mainichi