Morar e trabalhar no Japão é o sonho e o objetivo de muitos brasileiros que desejam ter uma vida mais estável e tranquila.
O Japão é um destino de muitos brasileiros que optam por morar fora do país, pois existem muitas oportunidades de trabalho para estrangeiros, com salários melhores que os oferecidos por muitas empresas no Brasil.
Porém, para conseguir trabalhar no Japão, é necessário possuir toda a documentação exigida e ter um conhecimento básico de japonês, para que as oportunidades apareçam. Dentre a documentação necessária, é preciso de um visto para trabalhar no país, que só é concedido para quem já possui uma proposta de trabalho no país.
Também é necessário possuir Certificado de Elegibilidade, que é emitido no Japão, e Certificado de Proficiência em Japonês (JLPT), que garante que a pessoa tem alguma fluência no idioma.
Atendendo a esses requisitos, agora veja alguns dos principais trabalhos oferecidos para estrangeiros no Japão.
Agente de comércio exterior
Os agentes de comércio exterior atuam como facilitadores de importações e exportações de mercadorias. Apesar de ser uma área que nem sempre exige uma formação na área, cursos como logística, gestão de negócios e gerenciamento de negócios são um grande diferencial para candidatos que buscam trabalhar nessa área.
Profissional de TI
O Japão é mundialmente conhecido por ser um dos polos tecnológicos mais importantes do mundo. Áreas como programadores, desenvolvedores de softwares e outras profissões relacionadas ao mundo da tecnologia estão entre as que mais empregam estrangeiros no Japão.
Porém, esta é uma área que necessita de formação específica e conhecimentos em inglês e japonês, para que as chances de uma boa oportunidade aumentem.
Intérpretes e tradutores
As pessoas no Japão não costumam ser fluentes em outros idiomas além do nativo. Por isso, muitas empresas contratam tradutores e intérpretes, para facilitar a comunicação entre os japoneses e os estrangeiros que trabalham no país. Essa é uma área que possui uma grande demanda para estrangeiros que falam japonês e também outros idiomas.
Fábricas e indústrias
O Japão há muitos anos é um país carente quando o assunto é mão de obra para trabalhar em fábricas e indústrias, e isso se reflete nas vagas oferecidas para estrangeiros. Uma das formas mais comuns de ingressar no mercado de trabalho no Japão é trabalhando em fábricas e indústrias. Apesar de ser um trabalho exaustivo, é uma ótima maneira de começar a trabalhar no país.
Além disso, também é possível se especializar em outras áreas enquanto realiza esse tipo de trabalho, através de uma faculdade que oferece cursos no modelo EAD no Japão, como a UCB e a Claretiano, por exemplo.
É possível realizar essa especialização remota sem sair de casa, o que facilita muito a vida de pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho. Através de um notebook, tablet ou até mesmo um celular, é possível se especializar e conseguir uma evolução na carreira.