Chuva extremamente pesada produzida por uma frente ativa cobriu a região Kyushu, no sudoeste do Japão, desde domingo (2), causando ordens de evacuação e a queda de uma ponte na província de Kumamoto.
Desde as 11h desta segunda-feira (3), ordens de evacuação foram emitidas para vários municípios nas províncias de Fukuoka, Saga, Kumamoto, Oita e Miyazaki.
Enquanto isso, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na manhã desta segunda-feira que uma zona de precipitação linear, uma linha de nuvens cumulonimbus que passam ou permanecem no mesmo local por várias horas, trazendo chuva torrencial, foi observada na província de Kumamoto.
A chuva pesada deve continuar a afetar Kyushu, possivelmente dando origem a uma zona de precipitação linear na parte sul da região entre a tarde desta segunda-feira e a manhã seguinte.
A AMJ está pedindo que as pessoas continuem em alerta contra deslizamentos, inundações e outros danos em potencial.
Durante o período de 24 horas até meio-dia de terça-feira (4), até 200mm de chuva estão previstos para a província de Kumamoto, até 120mm para a de Nagasaki, até 100mm para as de Fukuoka e Oita e até 80mm para Saga.
Fonte: Mainichi