O epicentro do forte terremoto foi quase na divisa com Chile, por isso, várias cidades do país vizinho também tiveram tremores.
Em vermelho o epicentro do forte terremoto na Argentina (USGS)
Poucos minutos depois da meia-noite, já na segunda-feira (17), por volta da 00h05 (horário local), ocorreu um forte terremoto com epicentro em Neuquén, o qual foi sentido em diferentes províncias da Argentina.
Publicidade
Foi um evento sísmico de magnitude 6,6 na escala Richter, confirmado pelo Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres), que informou ter ocorrido a 215 quilômetros de profundidade, portanto, descartada a possibilidade de tsunami.
O Inpres informou que foi a 254 quilômetros a oeste de Neuquén, 600 quilômetros de Santa Rosa e 18 quilômetros de Loncopué, cidade próxima à Cordilheira dos Andes. As intensidades sísmicas variaram de 4 a 7.
Como consequência do terremoto, as populações locais foram informadas através de mensagens automáticas para os seus smartphones.
Dada à proximidade com a cordilheira que funciona como limite natural entre Argentina e Chile, o terremoto foi sentido nas cidades chilenas de Concepción e até Santiago.
Até as 13h30 do horário Tóquio, não havia notícias de danos humanos ou materiais.
Fontes: News Digest, USGS, El Comercio e La Nacion