Elon Musk anunciou na quarta-feira (12) a formação de uma nova companhia focada em inteligência artificial (IA), após meses de planos provocativos a fim de criar uma rival para o ChatGPT.
A companhia, chamada xAI, revelou um site e uma equipe de dezenas de funcionários. Ela será liderada por Musk, de acordo com o site, e “trabalhará intimamente com o Twitter, Tesla e outras empresas para progredir em direção à nossa missão”.
“A meta da xAI é compreender a natureza verdadeira do universo”, afirma o site, ecoando a linguagem que Musk usou antes para descrever as ambições de sua IA.
O anúncio de Musk sobre a nova companhia ocorre meses após ele ter alertado em uma entrevista que ele acredita que a IA poderia causar “destruição da civilização” e se juntou a outros líderes da tecnologia em pedir uma pausa em uma corrida de inteligência artificial “fora de controle”.
O anúncio do mais recente empreendimento ocorre em um momento precário para Musk.
O Twitter, a companhia que ele adquiriu por US$44 bilhões em outubro, agora enfrenta um futuro incerto após a Meta, dona do Facebook, ter lançado o app rival Threads.
O app da Meta ultrapassou mais de 100 milhões de usuários em menos de 1 semana. Enquanto isso, há vários relatos de declínio do uso do Twitter.
Além do Twitter, Musk administra várias outras companhias, incluindo a Tesla, SpaceX, Neuralink e The Boring Company.
Fonte: CNN