Para que os residentes estrangeiros vivenciem a cultura tradicional japonesa, a Associação Internacional de Fukuroi (Shizuoka) realizou o evento “Vamos vestir yukata e experienciar o Festival Tanabata!”, no sábado (1.º).
O evento foi copatrocinado pela organização de apoio às mulheres Soroptimist International da cidade e pela associação. Participaram 38 pessoas, da faixa dos 3 aos 50 anos, de cinco países, incluindo Brasil, Filipinas, Mianmar e Taiwan.
Com o auxílio das integrantes da Soroptimist e voluntárias da associação, os estrangeiros participantes tiveram ajuda para serem vestidos com o traje e puderam ter a experiência do yukata.
Com as estampas florais como íris e morning glory que fazem sucesso entre as mulheres, uma vietnamita, 29, disse sorrindo que “são muito bonitas, o yukata veste bem e é confortável, além de ser fresco”.
Assim, os estrangeiros saíram para passear nas ruas da cidade para ver as tiras de papel colorido com os pedidos escritos, típicos do Festival Tanabata.
O que é yukata e onde encontrar
Yukata (浴衣) é uma vestimenta tradicional do Japão, usada no verão, com obi (espécie de faixa na cintura). É confeccionada em tecido de algodão, mais fresco, mas atualmente há muitos modelos com fibras sintéticas.
Tanto as crianças quanto os adultos usam para ir aos festivais, assistir fogos de artifício ou simplesmente para passear pelas ruas. Vale a pena ter essa experiência, ainda mais que esse tipo de kimono mais leve pode ser encontrado a preços bem em conta.
No caso das mulheres, convém marcar um cabeleireiro japonês que também faça o kitsuke (着付け), o que significa a arte de vestir o kimono, pois sairá de lá com o cabelo arrumado e a veste bem arrumada.
Toque aqui para abrir a página e ver várias opções de yukata, masculino e feminino, por até 5 mil ienes.
Fonte: Chunichi