Forte terremoto na Argentina abala também Chile

O epicentro do forte terremoto foi quase na divisa com Chile, por isso, várias cidades do país vizinho também tiveram tremores.

Em vermelho o epicentro do forte terremoto na Argentina (USGS)

Poucos minutos depois da meia-noite, já na segunda-feira (17), por volta da 00h05 (horário local), ocorreu um forte terremoto com epicentro em Neuquén, o qual foi sentido em diferentes províncias da Argentina.

Publicidade

Foi um evento sísmico de magnitude 6,6 na escala Richter, confirmado pelo Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres), que informou ter ocorrido a 215 quilômetros de profundidade, portanto, descartada a possibilidade de tsunami.

O Inpres informou que foi a 254 quilômetros a oeste de Neuquén, 600 quilômetros de Santa Rosa e 18 quilômetros de Loncopué, cidade próxima à Cordilheira dos Andes. As intensidades sísmicas variaram de 4 a 7.

Como consequência do terremoto, as populações locais foram informadas através de mensagens automáticas para os seus smartphones.  

Dada à proximidade com a cordilheira que funciona como limite natural entre Argentina e Chile, o terremoto foi sentido nas cidades chilenas de Concepción e até Santiago.

Até as 13h30 do horário Tóquio, não havia notícias de danos humanos ou materiais.

Fontes: News Digest, USGS, El Comercio e La Nacion

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Barco afunda no Biwako e incidente com moto aquática

Publicado em 17 de julho de 2023, em Sociedade

Na província de Shiga não tem mar, mas tem um imenso lago, o Biwako, onde a polícia tem um pelotão aquático para patrulha e salvamento.

Foto ilustrativa de um dos barcos da Força Aquática da Polícia de Shiga (Yamaha)

Por volta das 14h30 de domingo (16), o capitão de uma embarcação de lazer avisou que “ocorreu um problema no motor”, para um homem que fazia patrulha de moto aquática no Lago Biwa ou Biwako.

Publicidade

Ele informou à Força Aquática da Polícia de Shiga, a qual foi socorrer as pessoas que estavam na embarcação pilotada por um empresário, 40, da cidade de Quioto (província homônima). 

As 8 pessoas, de 1 a 40 anos, foram socorridas pelo deck da embarcação, todas ilesas, antes dela afundar.

Essa embarcação partiu por volta das 9h30 do porto de Ohmihachiman (Shiga) e todos estavam desfrutando do Biwako.

Outra ocorrência

Por volta das 16h10, em um ponto a cerca de 100 metros da costa do Biwako em Kitahira, cidade de Otsu (Shiga), um homem na casa dos 40 anos dirigia uma moto aquática, puxando um wakeboard com um na faixa dos 20. 

Pediu socorro porque o cabo se enroscou e ficaram paralisados. A Força Aquática da Polícia os socorreu, sem ferimentos.

Fontes: Kyoto Shimbun e MBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão