A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou, às 16h28 de domingo (16) um alerta de tsunami, informando que na costa do Oceano Pacífico, de Hokkaido a Chiba, terá ligeira variação no nível do mar, por volta das 20h30.
Existe uma grande possibilidade de que pequenas flutuações do nível do mar continuem ao longo dessas costas por cerca de meio dia. Portanto, as embarcações devem ficar atentas, bem como quem está nas praias dessa faixa litorânea.
O anúncio foi feito logo depois da ocorrência do terremoto de magnitude 7,2 próximo às Ilhas Aleutas, no horário local de 22h48 de sábado (15).
O epicentro foi a 98 quilômetros de distância de Sand Point, no Alasca, a 32 quilômetros de profundidade, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O Pacific Tsunami Warning Center está prevendo que a atividade do tsunami comece em Sand Point às 12h10, Kodiak às 12h35 e Cold Bay às 1h35 da manhã de sábado.
O aviso está em vigor para as costas do sul do Alasca e da península do Alasca no Oceano Pacífico, estendendo-se desde a entrada Kennedy localizada a 40 milhas a sudoeste de Homer até a passagem Unimak nas Aleutas.
Até as 17h ocorreram 4 réplicas e não há notícia de danos humanos.
Fontes: AMJ, News Digest, USGS e Alaska News