O Japão já havia suspendido importações de carne de frango do Espírito Santo em junho (ilustrativa/banco de imagens)
O Japão suspendeu temporariamente importações de frango do estado de Santa Catarina após a confirmação de um caso da altamente patogênica influenza aviária (HPAI-Highly Pathogenic Avian Influenza) em uma galinha de criação urbana, anunciou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), criando uma nova dor de cabeça para as processadoras de carne do país.
O governo brasileiro não fez um comentário imediato.
A ABPA, que representa processadoras de carnes de aves e de porcos, disse que envios mensais de frango de plantas de Santa Catarina para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. A primeira vez que o país confirmou surtos de HPAI foi entre aves selvagens no dia 15 de maio, e desde então a nação registrou dezenas de surgimentos similares em pelo menos 7 estados.
Santa Catarina é o segundo estado que mais processa carne de frango no Brasil após o Paraná.
A trilha começa perto da estação de Minoo da Hankyu (toque aqui para ver a localização da estação) e leva até à Cachoeira de Minoo.
A trilha a partir da estação até a cachoeira não tem quaisquer declives íngremes, é pavimentada e a caminhada leva em torno de 45 minutos.
Na primeira metade da trilha você passará por várias lojas, templos e outras instalações, enquanto a última é uma pouco mais íngreme e rodeada por árvores.
Dentre os templos ao longo da trilha de hiking, o Ryuan-ji é o mais impressionante. Localizado mais ou menos no ponto mediano entre a estação de trem e a cachoeira, ele faz parte da seita religiosa de veneração da montanha Shugendo e têm várias construções interessantes.
Com uma altura de 33 metros, a cachoeira é a principal atração do parque.
Entretanto, se você quiser caminhar menos e chegar, digamos, um pouco mais rápido na área da cachoeira, há uma outra área com estacionamento (toque aqui para abrir o mapa) a partir da qual você faz um trajeto de aproximadamente 20 minutos a pé.
A área do estacionamento, o Minoo Dainichi Parking
Durante períodos de feriados do Golden Week, Obon e no outono a área fica muito movimentada e pode ser que não haja vagas nesse estacionamento.
Na alta temporada o valor cobrado pelo estacionamento é de 1.000 ienes (valor aplicado em agosto de 2019).
A via que leva até a cachoeira é pavimentada, porém íngreme.
Uma caminhada de 510 metros
Atenção também aos macacos que circulam livremente pelo local e não os alimentem.
Macaquinho atravessando a rua
Há diversas placas como essa espalhadas pelo local:
Placas alertando para não alimentar os macacos
Caminhar pela trilha pavimentada é bem agradável e fresquinho, principalmente nos dias quentes. Vá com um calçado confortável e não esqueça da câmera fotográfica ou smartphone para registrar belas fotos!
A trilha é pavimentada e não há maiores obstáculos
Essa é a visão que você tem quando vai se aproximando da cachoeira. Já desse lugar é possível ver o quão bonito ele é.
Depois de caminhar bastante é essa a imagem que você começa a ter da cachoeira
O vermelho da ponte dá um charme com a cachoeira ao fundo
Se quiser chegar mais perto da cachoeira há vários banquinhos para você se acomodar e sentir a energia boa do lugar. Nos dias quentes é uma delícia, já que os respingos de água tocam seu rosto e corpo.
Vista da cachoeira da plataforma de observação
Apesar da área da cachoeira ficar aberta 24 horas, as lojas no local fecham por volta das 17h.
Estabelecimento comercial ao longo do Rio Minoo
Quem diria que a movimentada cidade de Osaka teria um lugar desse escondido nas montanhas? Vale muito a pena conhecer! Veja mais fotos na galeria e informações abaixo: