O presidente russo Vladimir Putin planeja visitar a China em outubro, disse um alto funcionário do Kremlin na terça-feira (25).
Agências de notícias da Rússia, citando o conselheiro de políticas estrangeiras de Putin, Yuri Ushakov, disseram que a viagem será programada para coincidir com um fórum da Iniciativa do Cinturão e Rota na China.
O plano de cinturão e rota de Pequim envolve projetos de infraestrutura para conectar a Ásia com países europeus e africanos.
Ushakov disse que Putin também planeja viajar para a Turquia em certo ponto para cumprir uma promessa ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan, embora as datas para essa visita ainda não tenham sido decididas.
Além disso, o Kremlin recebeu um convite para Putin participar de uma cúpula do G20 na Índia em setembro, disse ele. A participação pessoal do líder russo não foi descartada, disse Ushakov.
Uma visita em outubro levaria Putin à China 7 meses após o presidente Xi Jinping ter ido a Moscou para uma jornada de 3 dias. Os dois também se encontraram pessoalmente em setembro de 2022 nos bastidores de uma cúpula regional no Uzbequistão.
Antes disso, Putin se encontrou com Xi enquanto participava da abertura dos Jogos de Inverno de Pequim em 2022, semanas antes do líder russo enviar tropas para a Ucrânia.
Fonte: SCMP