Menino japonês encontra fóssil de tartaruga de 90 milhões de anos

Um menino encontrou um fóssil valiosíssimo para a ciência, quando estava escavando para descobrir algo valioso.

Menino, aluno do primário, aponta para o pequeno fóssil descoberto por ele (NHK)

Um estudante do primário fez uma grande colaboração para a ciência. Encontrou um fóssil de uma tartaruga em um estrato que remonta a aproximadamente 90 milhões de anos.

Publicidade

Essa descoberta valiosa foi na cidade de Kuji (Iwate), onde já foram descobertos vários fósseis de dinossauros. Os especialistas dizem que é uma descoberta valiosa para entender os ancestrais das tartarugas atuais, já que essa espécie é uma novidade.

O nome do descobridor dessa raridade é Yu Kubo, japonês, quando estava no segundo ano do primário. Ele estava com seus pais escavando um local quando encontrou essa mandíbula, em março deste ano. “Sinceramente, não sabia que descobri algo tão valioso. Quero encontrar mais”, disse o menino sorrindo, agora no terceiro ano primário.

A descoberta foi encaminhada para um exame detalhado e o professor Ren Hirayama, da Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade de Waseda, constatou ser de uma tartaruga da família リンドホルメミス, já extinta, a qual foi confirmada na Mongólia e na China. Porém, a encontrada por Yu tem forma diferente nas escamas em sua carapaça.

Foto cedida pela família, de uma peça que Yu encontrou (NHK)

“É o ancestral do grupo mais dominante das tartarugas hoje, e as mandíbulas fósseis nunca foram relatadas antes, tornando esta uma descoberta valiosa”, disse o professor Hirayama em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (13).

Vários pesquisadores continuam escavando o local e já encontraram outras partes dessa tartaruga. Os fósseis descobertos desta vez serão exibidos no Kuji Amber Museum na cidade de Kuji, província de Iwate, de 15 de julho a 30 de novembro.

Desenho gráfico do que seria a tartaruga, baseada nos fósseis encontrados (cedida para a NHK)

Fonte: NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Explosão no teste de combustão do foguete Epsilon S

Publicado em 14 de julho de 2023, em Sociedade

Por algum motivo ainda não explicado, o foguete japonês explodiu no teste de combustão.

Coluna de fumaça logo após a explosão do foguete japonês (NHK)

Segundo informações da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), ocorreu uma anormalidade no teste de combustão de um foguete pequeno, o Epsilon S, uma versão melhorada do anterior.

Publicidade

O teste foi realizado a partir das 9h de sexta-feira (14), na cidade de Noshiro (Akita), e cerca de 57 segundos após a ignição, o foguete explodiu.

Segundo a NHK, foram vistas chamas na instalação onde o experimento estava sendo conduzido, com fumaça preta e ouviu-se o som de uma explosão.

Momento da explosão do foguete (NHK)

Os bombeiros trabalham para extinguir o incêndio. A polícia informou que não há relatos de feridos.

O foguete Epsilon é um modelo espacial japonês, de combustível sólido, projetado para o lançamento de satélites de pesquisa científica.

Em outubro do ano passado, a 6.ª unidade do pequeno foguete de combustível sólido Epsilon, que é o antecessor do Epsilon S, falhou no lançamento. Em março deste ano, o primeiro lançamento do foguete de grande escala de próxima geração, o H3, foi suspenso, mas falhou em uma segunda tentativa.

Fontes: NHK e Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão