O número de famílias no Japão com filhos caiu para menos de 10 milhões em 2022 pela primeira vez desde 1986 quando dados comparáveis se tornaram disponíveis, mostraram dados do governo na terça-feira (4), oferecendo um novo alerta sobre a taxa de natalidade que diminui rapidamente no país.
Famílias que têm crianças e jovens com idade igual ou inferior a 18 anos situaram-se a 9,917 milhões, queda de 3,4 pontos percentuais em comparação a dados de 2019 para uma baixa recorde de 18,3% do total, de acordo com dados trienais divulgados pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
A política de cuidados infantis tem sido uma prioridade para o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, que revelou em junho medidas sobre criação de filhos para reverter a taxa de natalidade em baixa na nação em envelhecimento.
Dentre essas famílias, 49,3% têm um filho, 38% dois, enquanto aquelas com três ou mais situaram-se a 12,7%, mostraram os dados.
Dados separados divulgados no início do ano pelo ministério mostraram que o número de bebês nascidos no Japão em 2022 caiu para menos de 800 mil pela primeira vez desde 1899, quando os registros de dados tiveram início.
A pesquisa, conduzida entre junho e julho do ano anterior, reuniu respostas de um total de 203.819 famílias. Dentre elas, 5.499 indivíduos forneceram respostas especificamente relacionadas a cuidados com idosos.
Fonte: Mainichi