A quinta-feira (6) foi marcada por calor em ampla área, de Kyushu a Tokai, com novo recorde deste ano, na cidade de Shimanto (Kochi), a qual teve um registro de 36,7ºC.
Mas essa onda de calor intenso não foi só em Kochi. Foram confirmadas máximas de 36,3ºC em Iwakuni (Yamaguchi), 35,8ºC em Tsu (Mie), 35,1ºC em Quioto (província homônima) e nessa faixa em muitas outras cidades.
A previsão indica que esse recorde poderá ser quebrado novamente na sexta-feira (7), podendo chegar a 38ºC em Maizuru (Quioto), e calor acima de 35ºC nas cidades de Gifu, Maebashi, Nara, Fukui e outras. Por isso, é preciso continuar a gerenciar as condições físicas para não ser acometido pela insolação, pois o índice de umidade é elevado.
Preocupação com mais desastres pela chuva pesada
Por outro lado, há uma grande preocupação com a chuva pesada, ao ponto do governo realizar uma reunião, na quinta-feira, para instruir as agências e órgãos competentes como a Agência Nacional de Polícia (NPA), a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres, a Guarda Costeira e o Ministério da Defesa para agirem prontamente.
Na sexta-feira a chuva pesada continua em Kyushu e Yamaguchi, onde já ocorreram diversos desastres, e essa nuvem se move em direção às regiões Chugoku e Shikoku na parte da tarde. No final do dia, a previsão indica que as pessoas de Kinki, Tokai e Hokuriku terão que usar guarda-chuva.
No sábado (8) há previsão de outra nuvem de chuva cobrir Kyushu, de forma ativa, e depois se estenderá até Hokuriku, por isso, essa também merece atenção.
Fontes: ANN, NHK e Yahoo!