A polícia japonesa vai considerar se é apropriado aumentar o limite de velocidade para caminhões de grande porte nas vias expressas a partir do atual de 80Km/h, disseram autoridades nesta quinta-feira (13).
A medida faz parte de um esforço do governo para endereçar escassez de caminhoneiros, a qual deve piorar devido a restrições que limitarão suas horas extras anuais para 960 com início em abril de 2024.
Em junho, o governo propôs aumentar o limite de velocidade para melhorar a eficiência do transporte como parte de um pacote de medidas destinado a resolver dificuldades de logística em decorrência do limite de horas extras.
A Agência Nacional de Polícia (ANP) estabelecerá em 26 de julho um painel para discutir o assunto que reunirá engenheiros de transporte e máquinas e executivos da indústria da logística, assim como o Ministério dos Transportes e autoridades da ANP. O painel chegará a uma conclusão até o fim do ano.
O limite de velocidade poderá ser elevado ao mudar leis de tráfego em estradas ou introduzir regras para trechos específicos de vias expressas.
Fonte Nippon, Jiji