Caminhão em trecho da via expressa Shin-Tomei (ilustrativa – Wikimedia Commons/Yasu)
Para lidar com a escassez de caminhoneiros, o governo planeja designar uma pista para veículos autônomos na via expressa Shin-Tomei na província de Shizuoka no ano fiscal de 2024.
Publicidade
Responsáveis visam a introdução de serviços de distribuição por caminhões autônomos no ano fiscal de 2026, o mais brevemente, após testes.
Veículos autônomos podem operar entre as áreas de serviço de Surugawan-Numazu e Hamamatsu na via expressa Shin-Tomei no meio da noite.
O trecho de aproximadamente 120Km tem 3 faixas em cada sentido.
O governo planeja decidir até o fim de março sobre detalhes, como se o trecho será dedicado para condução automatizada e que tipos de veículos serão permitidos.
O Ministério dos Transportes está sofrendo com escassez de motoristas de caminhão, que deve se agravar no ano fiscal de 2024, quando regulamentos relacionados a horas extras com penalidades devem entrar em vigor.
A Mitsubishi Estate planeja iniciar serviço de transporte automatizado com a T2 Inc., uma desenvolvedora de sistema de direção autônoma, em 2026.
A empresa imobiliária construirá “instalações de distribuição centrais de próxima geração” diretamente conectadas com trevos de vias expressas nas regiões Kanto, Chukyo e Kansai para atender a caminhões autônomos.
A T2 Inc., que foi estabilizada em agosto pela empresa comercial Mitsui & Co. e uma startup de inteligência artificial, vão preparar caminhões com capacidade de condução automatizada antes do serviço iniciar.
Até 2 mil caminhões estarão disponíveis em 2031.
Fonte: Asahi