Variedades de berinjelas (RawPixel)
No Japão se aprecia as berinjelas tanto no outono quanto no verão, embora exista diferença entre elas. No verão têm a casca mais grossa e são mais carnudas, as quais dão uma sensação de solidez. No entanto, as de outono têm a casca mais fina e a polpa é mais macia e úmida.
Publicidade
Tanto as do verão quanto as do outono são deliciosas e ricas, por isso, devem entrar na alimentação sempre. Além disso, o melhor de tudo é que elas oferecem benefícios nutricionais.
Essa fruta é rica em antioxidantes como o famoso nasunin, vitaminas do complexo B, mais minerais como cálcio, magnésio e potássio; fibras, vitamina C, além de outras.
Outros benefícios incríveis da descoberta recente
Ela já é conhecida desde muito tempo que é ótima para ajudar a reduzir os níveis de colesterol e os do açúcar no sangue.
E tem mais. Em 2016, pesquisadores japoneses descobriram que as berinjelas têm um componente chamado choline ester, em muito maior quantidade do que no trigo sarraceno e mil vezes mais do que em outros vegetais.
Traduzido literalmente para o português como éster de colina, um dos neurotransmissores, tem a função de reduzir a atividade do nervo simpático, ajuda a melhorar a pressão arterial e promove efeitos na melhora do humor, ou seja, reduz a raiva e sentimentos de desânimo. As pessoas ganham mais vitalidade e energia.
E a resistência ao calor?
Berinjela fatiada com temperos e carne moída aos fundos (Flickr)
A berinjela é consumida normalmente depois de cozida, grelhada, assada ou frita, mesmo que seja para preparar um patê, por exemplo. Podem ocorrer perdas de vitamina C, quando aquecida no preparo, mas a boa notícia é que os minerais e esse componente chamado choline ester não.
Por isso, se pode preparar as delícias como berinjela assada, lasanha, recheada com carne moída e outros pratos.
Por isso, vale a pena incluí-la como um excelente alimento para obter os benefícios dela. É claro que para quem pretende reduzir os níveis de colesterol ou do açúcar no sangue não deve usar queijos, por exemplo. Recomenda-se uma salada depois de esquentá-la levemente no microondas, assada só com sal integral e ervas ou salteada com outras hortaliças.
Como escolher e conservar as berinjelas
Berinjela fresca (RawPixel)
As berinjelas frescas contêm mais ésteres de colina. Na hora de comprar, verifique as com cor roxa bem escura, sem arranhões na superfície e bem brilhantes. A parte superior deve estar com aspecto fresco, de cor verde, com os pequenos espinhos ainda firmes. Procure escolher os mais pesados, pois são os que contêm mais água.
Para conservá-las, embrulhe-as em papel e coloque-as na gaveta de hortaliças da geladeira. Precisam ser embrulhadas porque elas não gostam de ambiente gelado.
Cuide bem de sua saúde!
Fontes: WeatherNews, Wellnas e Brain