O Doksuri, o quinto tufão do ano, classificado como grande e muito forte, está com 935hPa na terça-feira (25), segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
A leste das Filipinas, o país está sob sua área gigante de tempestade, pois tem 1.060 quilômetros de diâmetro e se move lentamente, a 15 quilômetros por hora, em direção à China.
As cidades e ilhas do sul da província de Okinawa, como Ishigaki, Taketomi e outras já estão sofrendo influência como as fortes rajadas de vento e elevação das ondas. Na quarta-feira (26) é possível que seja afetada por uma forte tempestade.
Enquanto esse tufão muito forte avança, há nuvens que indicam se tornar o próximo, sobre o mar ao sul do Japão. Antes disso, deverá se transformar em ciclone tropical e é possível que no próximo final de semana tenha o anúncio do sexto tufão do ano.
Caso ele se forme, poderá fazer um curso em direção à ilha principal de Okinawa, diferente do Doksuri.
O tufão número 5 é um dos fatores para fortalecer a região de alta pressão de verão. Por causa disso, o calor poderá ficar ainda pior a partir de quarta-feira em todo o país.
Fontes: AMJ e JNN