Na segunda-feira (10), um japonês na casa dos 70 anos, relatou ter sido atacado por um urso durante a caminhada com seu cão de estimação, em uma rodovia florestal na cidade de Nakatsugawa (Gifu), no domingo.
Ao vê-lo a 4 a 5 metros de distância, ele disse ter saído correndo, mas o animal o perseguiu. Além de ter sido arranhado severamente no ombro direito, com marcas das garras do urso, ele caiu durante a fuga e teve fratura – um trincado – no mesmo local ferido pelo animal silvestre.
Depois do ataque, o urso, que se acredita ser um adulto, com cerca de um metro de comprimento, teria escapado para a floresta por causa do latido do cão.
De acordo com a prefeitura, o local fica a cerca de 600 metros da estação da estrada Kashimo e a apenas 50 metros de uma casa residencial. Acredita-se que tenha sido um urso negro asiático que atacou o residente local.
O número de avistamentos de ursos na cidade de Nakatsugawa aumentou acentuadamente, 240% em relação ao mesmo período do ano passado, pois foram 22 casos desde abril. Esse foi o segundo ataque de urso na cidade desde abril.
Mas, em outras cidades como Takayama, as pessoas têm relatado avistamentos de urso e em 3 deste mês, um homem foi vítima de ataque.
Fontes: Gifu Shimbun e CBC TV