A população do sul do Japão foi acordada e assustada antes do amanhecer de quinta-feira (24), às 3h54, com o alerta de emergência informando sobre o “lançamento de um míssil da Coreia do Norte”. O Ministério da Defesa do Japão (MOD) pediu para as pessoas se abrigarem dentro de edifícios resistentes.
Às 4h07, outro alerta de emergência informou que o “míssil” cruzou o Japão e caiu no Oceano Pacífico, fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), dividido em 3 partes. Ele passou entre a ilha principal da província de Okinawa e a cidade e ilha de Miyako.
Mais tarde, o governo japonês informou que o lançamento da Coreia do Norte, o qual estava previsto entre 24 a 31 deste mês, foi de um foguete com satélite espião, o Malligyong-1, montado em um novo tipo chamado Chollima-1, mas ocorreu um erro durante a terceira fase do lançamento, de acordo com a Agência Central de Notícias Coreana (KCNA).
Os voos das companhias aéreas japonesas JAL e ANA não foram afetados. O governo da província de Okinawa não confirmou nenhum dano até as 6h30.
Em maio deste ano, a Coreia do Norte lançou um satélite espião, também fracassado, e há estimativa de que o repita no aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores em 10 de outubro.
Fontes: NHK, Yonhap News Agency e Ryukyu Shimpo