Incêndios causados por baterias de íon-lítio (li-ion) usadas em carregadores portáteis e outros produtos ocorreram repetidamente em caminhões de lixo e instalações de descarte por todo o Japão, e o Ministério do Meio Ambiente está pedindo prudência.
Acredita-se que a razão para os incêndios recorrentes seja devido à diversificação de produtos que usam baterias de íon-lítio.
O Ministério do Meio Ambiente alertou consumidores para “verificar com cuidado tais produtos e descartá-los de forma apropriada de acordo com as regras de governos locais”.
Incêndio em instalação de descarte leva a uma “emergência de lixo”
Um incêndio em 21 de fevereiro deste ano no Togari Clean Center em Toyota (Aichi) desativou parte do incinerador.
Como a capacidade de incinerar lixo foi reduzida em até cerca de 30%, a cidade declarou uma “emergência de lixo” entre abril e julho.
Uma investigação posterior concluiu que o incêndio foi causado por itens contendo baterias de íon-lítio misturados no lixo queimável.
Incidentes similares estão ocorrendo repetidamente em todo o Japão. De acordo com o ministério, houve 12.765 incêndios atribuídos a baterias de íon-lítio no ano fiscal de 2020, alta dos 9.372 no ano anterior.
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia de avaliação (NITE), os 5.529 incêndios que ocorreram entre os anos fiscais de 2018 e 2021 causaram aproximadamente ¥ 11,1 bilhões (US$78 milhões) em danos.
Bateria de íon-lítio causam incêndio quando são rompidas
Baterias de íon-lítio são agora amplamente usadas em dispositivos eletrônicos recarregáveis como smartphones, fones de ouvido wireless e ventiladores portáteis. Se amassadas ou rompidas em caminhões de coleta e o lixo processado nas instalações, elas podem inflamar e causar incêndios facilmente.
Segundo uma pesquisa do ministério do ano fiscal de 2021, carregadores portáteis foram a causa de incêndios em 154 de 255 municípios onde tais incidentes ocorreram devido a baterias de íon-lítio.
Outras causas comuns foram produtos de tabaco aquecido seguidos por aspiradores de pó sem fio e smartphones.
O método de coleta para baterias de íon-lítio difere de município para município e alguns governos locais não as coletam.
Fonte: Mainichi