Espera-se que as temperaturas subam nesta segunda (21), principalmente no oeste e no leste do Japão, com calor intenso em muitas áreas, e há previsão de temperaturas máximas perigosas de 38°C durante o dia na cidade de Quioto.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a previsão é de céu ensolarado e temperaturas mais altas em praticamente todo o Japão.
A temperatura máxima durante o dia será de:
- 38°C na cidade de Quioto
- 37°C nas cidades de Aizuwakamatsu (Fukushima), Osaka, Tottori e Saga.
- 36°C em Nagano, Nagoia (Aichi), Hiroshima, Takamatsu (Kagawa) e outras cidades.
- 35°C no centro de Tóquio
O Ministério do Meio Ambiente e a Agência Meteorológica do Japão designaram Iwate, Yamagata, Fukushima, Gunma, Tóquio, Chiba, Kanagawa, Yamanashi, Shizuoka, Aichi, Gifu, Mie, Niigata, Toyama, Ishikawa, Fukui, Shiga, Kyoto, Osaka, Hyogo, Wakayama, Okayama, Hiroshima, Shimane, Tottori, Kagawa, Kagawa, Ehime, Kochi, Kagoshima, Fukuoka, Ehime, Kochi, Yamaguchi, Fukuoka, Oita, Nagasaki, Saga, Kumamoto, Miyazaki e Okinawa como áreas onde o perigo de insolação é extremamente alto.
Devido ao calor diário, houve vários casos de pessoas que adoeceram ou morreram de insolação.
Nesta segunda, o “índice de calor” (atsusa shisuu), que indica o risco de insolação, deverá ser “perigoso”, o que significa que, em princípio, atividades fora de casa devem ser interrompidas em ampla área do país.
As autoridades pede que todos confiram o “índice de calor” no site do Ministério do Meio Ambiente e tome precauções, como não se exercitar ao ar livre ou em ambientes fechados sem ar-condicionado, usar o ar-condicionado adequadamente e beber água regularmente, mesmo que não esteja com sede.
Tempestades severas no norte de Kyushu, Tohoku e outras áreas
Enquanto isso, o ar quente e úmido e o aumento das temperaturas diurnas causarão instabilidade atmosférica no norte de Kyushu e na região de Tohoku, principalmente à tarde, e tempestades severas são esperadas em algumas áreas do final da tarde até a noite.
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) está alertando sobre deslizamentos de terra, inundação de áreas baixas, aumento dos níveis de água e inundação de rios, e pedindo às pessoas que fiquem atentas a rajadas de vento fortes, assim como relâmpagos e tornados.
Fonte: NHK