Na sexta-feira (4), o primeiro-ministro Fumio Kishida realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre a política de abolir o atual cartão de seguro saúde depois de integrá-lo ao My Number, chamado de マイナ保険証 (lê-se maina hoken-sho).
Depois de explicar os motivos em relação ao Ministério Digital, disse que manterá o plano de abolir o atual cartão no outono do próximo ano.
“Se houver necessidade de mais tempo para fazê-lo, tomaremos as medidas apropriadas, incluindo uma revisão”, disse, explicando que confirmará os resultados da inspeção abrangente a serem compilados no outono deste ano.
Certificado de Elegibilidade (資格確認書)
Também demonstrou que irá emitir um Certificado de Elegibilidade, chamado de 資格確認書 (lês-se shikaku kakunin-sho) como alternativa para quem ainda não possui o My Number Card, mesmo sem requerimento.
Sobre o período da validade para o Certificado de Elegibilidade, visto como de no máximo 1 ano, Kishida disse que cada uma das associações dos seguros de saúde estabeleceu um prazo de até 5 anos para os beneficiários, portanto, não pretende passar disso.
O primeiro-ministro se desculpou pela ansiedade causada à população por causa das confusões sobre o My Number.
Caso queira saber mais detalhes, toque aqui para ser direcionado à página web Myna.
Fontes: Tokyo Shimbun e NHK