Caso de espionagem para a CIA desvendado pelo governo chinês

O governo da China informou que resolveu um caso de espionagem para a CIA, através de um ex-estudante do país na Itália.

À esq. logo da CIA e à dir. bandeira da China (Flickr)

O Ministério da Segurança do Estado da China anunciou na sexta-feira (11) que um caso recente de espionagem envolvendo a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) foi resolvido com sucesso.

Publicidade

O suspeito da China, de sobrenome Zeng, nascido em julho de 1971, era funcionário de um grupo militar-industrial do seu país e ocupou importante papel envolvendo informações sigilosas.

Zeng teve um período como estudante na Itália, patrocinado pela empresa empregadora. Um funcionário da embaixada dos Estados Unidos na Itália chamado “Seth” tomou a iniciativa de se aproximar de Zeng, segundo o relatório sobre o incidente descoberto.

Os dois gradualmente desenvolveram um relacionamento mais próximo por meio de atividades como jantares, passeios e apresentações de ópera. Por meio da ostentação e manipulação consistentes de Seth, a posição de Zeng sobre o sistema político chinês começou a vacilar e suas atitudes em relação aos valores e ao significado da vida começaram a mudar.

À medida que a interação se aprofundava, Seth revelou a Zeng sua identidade como funcionário da CIA em Roma, prometendo recompensas substanciais e facilitando a imigração de Zeng e de sua família para os Estados Unidos.

Em contrapartida, exigiu informações militares confidenciais de Zeng.

O chinês concordou com a proposta de Seth e assinou um acordo de espionagem, passando por avaliações e treinamentos fornecidos pelo lado americano.

Depois de concluir os estudos na Itália, Zeng voltou à China e se encontrou secretamente com o pessoal da CIA várias vezes, fornecendo uma quantidade significativa de informações de inteligência refinada, sob pagamentos.

Por meio de uma investigação meticulosa, o departamento de segurança nacional obteve evidências substanciais das atividades de espionagem de Zeng e tomou medidas coercitivas legais para eliminar prontamente a ameaça causada por ele, informou o relatório. O caso foi transferido para a procuradoria para posterior revisão e processo.

Fontes: Sankei, China Daily e RPT

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Rush do feriado na sexta-feira e tufão causa preocupação com a volta

Publicado em 11 de agosto de 2023, em Sociedade

As estações da JR e os aeroportos tiveram o pico de embarque de passageiros na sexta-feira, assim como de congestionamentos nas vias expressas.

Centrair lotado de passageiros para viajar no feriado (CBC TV)

A manhã da sexta-feira (11), feriado do Dia da Montanha, foi marcada pelo pico do rush das viagens, tanto de carro, quanto de avião ou shinkansen

Publicidade

Nas vias expressas foram confirmados congestionamentos de tráfego às 9h, como de 31 quilômetros perto de Hadano-Nakai na Tomei e de 37 quilômetros perto da área de serviço de Fujino na Chuo.

Não foi diferente na região Tokai, com 20 quilômetros de engarrafamento na Isewangan, às 11h.

Via expressa Isewangan com congestionamento na pista em sentido a Yokkaichi (Tokai TV)

Nas plafatormas do shinkansen, um deles que partiu na primeira hora do dia, de Nagoia (Aichi) com destino a Hakata, em Fukuoka, começou operando com 150 a 200% de lotação. Em Tóquio, de manhã, os trens-bala partiram com todas as poltronas ocupadas. 

Plataforma do shinkansen na JR de Nagoia na manhã de sexta-feira (CBC TV)

Segundo a All Nippon Airways (ANA), espera-se que os voos internacionais atinjam um pico nas partidas de sexta-feira, com o dobro de reservas em relação ao ano passado. Os voos domésticos atingiram o pico na quinta e sexta-feira, com taxa de reservas de 99%.

De acordo com a administração do Centrair – Aeroporto Internacional de Chubu, cerca de 46 mil passageiros têm embarques em voos internacionais no período de 10 a 20 deste mês, o que representa cerca de 40% em relação a 2019. No entanto, se comparado ao mesmo feriado do ano passado, ainda na pandemia do coronavírus, o aumento é de cerca de 500%

Com o tufão Lan, como fica a volta das viagens?

Centrair lotado de passageiros para voos domésticos e internacionais (CBC TV)

Os embarques e as viagens através das vias expressas estão acontecendo sob um dia ensolarado. Mas, fica a preocupação em relação à volta, pois a JR Tokai e a Nexco já informaram que poderão suspender as operações dependendo das condições da aproximação do tufão Lan.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a previsão é de aproximação do tufão de número 7 na segunda-feira (14), ainda na costa, provavelmente classificado como forte. A área de tempestade deverá cobrir ampla área, de Kansai a Kanto, na terça-feira. Isso poderá afetar a volta das milhares de pessoas no retorno de suas viagens.

Os picos das viagens de volta deverão ocorrer em:

  • 15, terça-feira, para os trens-bala
  • entre 15 e 17 nos aeroportos, tanto para os voos domésticos quanto internacionais
  • 13 a 15 nas vias expressas

Na volta, antes de entrar no carro para viajar pelas vias expressas ou de tomar o shinkansen ou o avião, a recomendação é verificar as páginas web de cada companhia. 

Fontes: NHK, JNN, Tokai TV e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão