
Foto meramente ilustrativa de um grupo em discussão (Flickr)
A prefeitura da cidade de Iwata (Shizuoka) informou que abriu um processo seletivo para escolher os “embaixadores” entre os cidadãos estrangeiros que têm disponibilidade para divulgação e coleta de informações das respectivas comunidades.
Dos 19 candidatos, foram selecionadas 5 pessoas de nacionalidades brasileira, filipina, vietnamita e chinesa que têm ligação com as comunidades.
Até 31 de março de 2024, os novos “embaixadores” têm como missão fazer relações públicas, divulgando informações da cidade através das redes sociais.
Artigos relacionados
À medida que a globalização avança, eles fornecerão informações úteis e necessárias aos cidadãos, tais como evacuação em caso de catástrofe, cotidiano, covid e outras.
A população de residentes estrangeiros da cidade de Iwata é de 9.401 pessoas, até o final de julho deste ano. São brasileiros, filipinos, vietnamitas e chineses em sua maioria.
Embora o número tenha diminuído (9.885) comparado a 2008, ano após a crise gerada pela falência do Lehman Brothers, voltou a aumentar a partir de 2014. “Vamos verificar e considerar como as informações podem chegar aos residentes estrangeiros, e como fazê-las chegar”, disse o prefeito Hiroaki Kusachi.
No futuro, a prefeitura considera realizar reuniões de troca de informações entre os “embaixadores” nomeados. Além de compartilhar os assuntos do cotidiano, também quer ouvir as preocupações deles e o que esperam do governo municipal.
Fonte: Shizuoka Shimbun







