Coreia do Norte informa Japão sobre lançamento de ‘satélite’ no fim deste mês

Autoridades norte-coreanas teriam dito à Guarda Costeira do Japão que o satélite será lançado em algum momento entre 24 e 31 de agosto.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (Wikimedia Commons/The Presidential Press and Information Office)

Funcionários da Guarda Costeira do Japão (JCG, na sigla em inglês) foram notificados pela Coreia do Norte sobre um plano para lançar o que ela chama de “satélite artificial” no fim deste mês.

Publicidade

Autoridades norte-coreanas responsáveis por garantir a segurança de embarcações do país teriam dito à JCG nesta terça-feira (22) que o satélite será lançado em algum momento entre 24 e 31 de agosto.

O projétil provavelmente cairá em uma das três áreas – duas no Mar Amarelo no sudoeste da Coreia do Norte e uma no Oceano Pacífico no leste das Filipinas. Todas elas estão fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE).

Autoridades japonesas estão pedindo a embarcações operantes que estejam em alerta contra quaisquer objetos em queda.

A Coreia do Norte fez uma notificação similar à JCG em 29 de maio e lançou o que ela chamou de um satélite dois dias depois.

Acredita-se que o projétil tenha desaparecido em pleno ar.

O primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu ministérios e agências relevantes a trabalharem juntos para coletar e analisar informações, e transmiti-las à população de maneira apropriada.

Kishida também os instruiu a cooperar com os EUA, Coreia do Sul e outros países relevantes em pedir fortemente a Pyongyang que não realize o lançamento. Ele também disse a eles que tomem medidas necessárias para se preparar no caso de uma emergência.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Urso Ninja’ que atacava vacas foi eliminado

Publicado em 22 de agosto de 2023, em Sociedade

Autoridades confirmaram que eliminaram o urso que atacava vacas em Hokkaido.

Imagem: Yahoo

Conforme anúncio de autoridades nesta terça (22), um urso pardo conhecido como OSO18, que chegou a atacar mais de 60 vacas na região leste de Hokkaido, parece ter sido eliminado.

Publicidade

De 4 anos atrás até junho de 2023, 66 vacas foram atacadas enquanto pastavam no leste de Hokkaido, sendo que 32 morreram. Acredita-se que o urso pardo chamado OSO18 tenha sido o responsável pelos ataques.

De acordo com autoridades de Hokkaido, um urso pardo foi eliminado por um caçador na cidade de Kushiro, e a análise de DNA realizada em seus pelos revelou que era o urso OSO18. O caçador não sabia que era o urso procurado.

Uma confirmação mais detalhada será conduzida com base nos resultados e outros fatores, e será anunciada em breve por autoridades da província.

Em relação ao urso OSO18, foi criada uma equipe especial de contramedidas composta por especialistas em ursos pardos para montar armadilhas e identificar as rotas cotidianas, mas não conseguiram capturar o animal.

Fonte: NHK e Hokkaido News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão