Coreia do Norte lança míssil balístico a poucos minutos de quinta-feira

O míssil balístico foi lançado antes da virada da noite, em direção ao Mar do Japão (Mar do Leste).

Desfile da Coreia do Norte transmitido em 9 de fevereiro (arquivo KCTV via ANN)

Às 23h44 de quarta-feira (30), a Guarda Costeira do Japão informou que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao Mar do Japão (Mar do Leste).

Publicidade

Emitiu um alerta às embarcações marítimas.

Em seguida, o Ministério da Defesa do Japão (MOD) e o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informaram o mesmo, o que está sendo analisado detalhadamente pelos dois países, para verificar o modelo do míssil e o alcance do voo. Ao parecer, caiu fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão, informou o MOD pouco depois da meia-noite.

Já se passaram 37 dias desde que a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance (SRBMs) em direção ao Mar do Leste, em 24 do mês passado e este foi o 16.º do ano.

O lançamento do míssil balístico da Coreia do Norte é visto como um protesto contra o exercício militar conjunto ROK-USA ou seja, República da Coreia e Estados Unidos.

~Atualização~ Antes do amanhecer de quinta-feira, o MOD informou que foram 2 mísseis, às 23h38 e 23h46, os quais voaram 350 e 400km e caíram fora da ZEE.

Fontes: News Digest, YNA, ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento das tarifas de energia elétrica

Publicado em 30 de agosto de 2023, em Economia

O anúncio do aumento das tarifas foi feito pelas 10 principais companhias de energia elétrica do país.

Foto ilustrativa de um medidor de energia elétrica (FNN)

As 10 principais empresas operadoras de energia elétrica anunciaram suas tarifas de eletricidade para outubro e, novamente, os preços vão aumentar. A média fica entre 642 e 1.024 ienes.

Publicidade

Sete empresas, incluindo a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), solicitaram ao governo o aumento das suas tarifas reguladas devido à elevação dos preços do gás natural liquefeito (GNL), que é utilizado como combustível. 

No caso dos consumidores da TEPCO, o aumento ficará em torno de 777 ienes, portanto, a fatura da eletricidade deverá ser de 7.573 ienes. Se é residente na região Kansai, a média de aumento é de ¥910 e a fatura será de cerca de 6.146 ienes.

Os aumentos foram constantes no primeiro semestre, mas com a tendência de preços decrescentes dos combustíveis, houve uma queda nas tarifas em setembro, mas o mês seguinte terá uma elevação.

Além disso, as quatro principais companhias de gás urbano também informaram que os preços de outubro serão mais caros porque o governo reduziu o valor do subsídio.

Fontes: ANN e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão