Dormir de costas ou de lado: qual o melhor para um bom sono?

Médico de Tóquio revela melhor posição para dormir, alimentos e outras dicas para um bom sono.

Imagem Ilustrativa

A posição do corpo durante as horas de sono não apenas influenciam a nossa sensação de descanso, mas também pode ter um impacto profundo na nossa saúde geral. Duas das posições mais comuns são dormir de lado e de costas, cada uma com suas próprias vantagens e considerações. Saiba qual é a melhor posição para se dormir durante o verão, e dicas de como dormir melhor.

Publicidade

Pegar rápido no sono pode não ser um bom sinal

Shumi Kajimoto, diretor da Clínica de Fadiga e Sono de Tóquio (Tokyo Hiro Suimin Clinic), explica que dormir muito rápido é um sinal de cansaço. “Em comparação com o ano passado, estamos trabalhando e fazendo atividades neste calor intenso. E estamos todos sofrendo com isso”, disse Kajimoto, enfatizando que única maneira de se recuperar da fadiga é ter um bom sono”.

Se você adormece cinco minutos depois de entrar debaixo das cobertas, isso é uma evidência de que não está dormindo o suficiente. O tempo médio para pegar no sono é de cerca de 10 minutos. Essa é uma evidência de que você está “realmente cansado” a ponto de precisar desligar seu corpo rapidamente”, comenta.

Um dos fatores que ajudam na hora do sono é a posição do corpo.

A primeira etapa para um bom sono é a posição de dormir

Segundo o diretor, se você dormir de costas, o colchão e suas costas estarão em contato direto e o calor pode se acumular. Quando o calor se acumula, “o cérebro não consegue descansar”, devido ao aumento da temperatura.

Para diminuir a temperatura, o cérebro manda o corpo “suar”. Durante esse processo, a qualidade do sono diminui justamente porque seu cérebro não consegue descansar.

“Algumas pessoas acham mais fácil dormir de costas, é claro, portanto, se o ambiente for confortável, deitar de costas não é necessariamente ruim. Mas, para as pessoas que roncam, suam facilmente à noite ou têm um sistema nervoso autônomo (jiritsu shinkei) cansado, é mais fácil controlar a temperatura corporal quando se deita de lado”, comenta o diretor.

Uma forma de evitar o acúmulo de calor no corpo são as “almofadas de resfriamento” e os “travesseiros de abraço” (dakimakura).

Dormir de lado com um travesseiro é chamado de ‘posição Sims’. Essa posição é especialmente recomendada para mulheres grávidas, pois é a mais estável para o corpo e permite fácil circulação e respiração“, disse Kajimoto.

Dormir com o parceiro reduz a qualidade do sono

Embora dormir abraçado possa ser uma boa opção, o médico revela que é sempre melhor dormir sozinho para um melhor sono, principalmente para pessoas calorentas.

“(Dormir com o parceiro) Não é bom para pessoas com temperatura corporal elevada, pois inevitavelmente sentirão o calor do outro. Algumas pessoas dormem com seus parceiros, mas dormir em uma cama juntos geralmente resulta em uma qualidade de sono inferior. Dados experimentais mostram que o desempenho nas tarefas diminui pelo menos no caso dos maridos. Camas separadas são definitivamente melhores e, idealmente, quartos separados são melhores porque todos sentimos a temperatura de forma diferente. Do ponto de vista médico, isso é o mais correto”, enfatiza Kajimoto.

O segredo para um sono estável é a “temperatura profunda”

A temperatura profunda é a temperatura interna do corpo, incluindo o cérebro e os órgãos.

Diminuir a temperatura corporal profunda durante a hora de dormir para permitir que os órgãos, os músculos e o cérebro descansem leva a um sono de qualidade.

Manter a cabeça fria e os pés quentes” é o segredo para isso. O cérebro e o corpo têm temperaturas ideais diferentes.

Na hora de dormir, o cérebro se sente confortável entre 22°C a 24°C, mas a temperatura mais confortável para o corpo é em torno dos 33°C.

Kajimoto recomenda as seguintes dicas:

  • Ajuste o ar-condicionado do quarto para 25°C a 26°C.
  • Cubra-se com um edredom de inverno, não com um edredom fino, como um tecido felpudo.
  • Coloque meias entre uma ou duas horas antes de ir para a cama para aquecer os pés e tire-as antes de ir para a cama.

“(Dormir com ar-condicionado e edredom) É o melhor. É um luxo, mas é o melhor. O importante é resfriar o cérebro. O cérebro gera calor mais facilmente. Se você não o mantiver frio o tempo todo, ele ficará cada vez mais quente. Portanto, o cérebro não consegue descansar quando está superaquecido”, comenta.

Respiração é muito importante

O nariz desempenha um papel fundamental no resfriamento do cérebro.

“Quando o nariz está entupido, a temperatura do cérebro aumenta. O nariz é realmente muito importante”, enfatiza o diretor.

O hipotálamo, também conhecido como o “centro da vida” que regula a temperatura corporal, está localizado próximo ao nariz. O ar inalado pelo nariz passa pela cavidade nasal e, ao expor a cavidade nasal ao ar frio, a temperatura do cérebro pode diminuir.

Segundo o médico, existe o seguinte método de respiração que melhora a circulação de ar e eleva a qualidade do sono.

  1. Inspire lentamente pelo nariz – 4 segundos
  2. Prenda a respiração – 7 segundos
  3. Expire lentamente pela boca – 8 segundos

Alimentos que ajudam na hora de dormir no verão

Kajimoto comenta também que há certos alimentos que proporcionam uma melhor noite de sono no verão.

Asinhas de frango e pé de porco

Eles contêm o aminoácido “glicina”, que reduz a temperatura profunda.

Chá verde gelado

O chá gelado contém menos cafeína e, no processo, é extraído apenas um aminoácido chamado de “teanina”, que tem um efeito relaxante.

Fonte: TBS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Central Nuclear de Fukushima Daiichi começa despejar a água tratada no mar

Publicado em 24 de agosto de 2023, em Sociedade

Passados 12 anos após o acidente nuclear em Fukushima, foi dado início ao despejo da água tratada, com nível de trítio bem abaixo do padrão estabelecido.

Vista aérea da área da Central Nuclear de Fukushima Daiichi (NHK)

A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) anunciou na quinta-feira (24) que começou a descarregar a água tratada da Central Nuclear de Fukushima Daiichi, na província de Fukushima, no oceano, a partir das 13h. A água tratada pôde começar a ser despejada sem problemas, conforme o planejamento.  

Publicidade

O período de lançamento da água está previsto para ser realizado durante cerca de 30 anos. Será um passo em direção ao desmantelamento da central nuclear, que o governo e a TEPCO pretendem entre 2041 e 2051.

A água tratada é a que foi purificada após o resfriamento do combustível nuclear que derreteu no acidente de fusão (derretimento) do núcleo de 2011, para remover outras substâncias radioativas além do trítio.

De acordo com o plano, a água tratada será diluída com uma grande quantidade de água do mar para reduzir a concentração de trítio para menos de 1/40 do padrão nacional de emissão (1,5 mil becquerels por litro) e será descarregada na extremidade de um túnel submarino, a cerca de 1 quilômetro da costa da usina nuclear.

Serão despejadas aproximadamente 31,2 mil toneladas de água tratada, o que representa aproximadamente 2% do volume total armazenado, em quatro lotes. Cerca de 7,8 mil toneladas serão liberadas pela primeira vez a partir de quinta-feira, sendo que o despejo será de cerca de 460 toneladas por dia. Esse despejo ocorrerá em 17 dias nessa fase.  

Em resposta à política do governo, a partir do dia 22, a TEPCO vinha verificando se estava devidamente diluída, misturando cerca de 1,2 mil toneladas de água do mar com cerca de 1 tonelada de água tratada em um tanque que armazena água pouco antes do lançamento. De acordo com a TEPCO, a concentração de trítio caiu para 63 becquerels (máximo), e o resultado da análise independente da Agência Japonesa de Energia Atômica como uma organização terceirizada foi praticamente o mesmo.

A TEPCO determinou que todas as condições para a liberação foram atendidas. Às 13h03, um trabalhador ligou a bomba que capta água do mar.

O governo e a TEPCO vão monitorar a área marítima ao redor da usina nuclear, o que poderá ser acompanhado na página web a partir de quinta-feira.  

Fontes: Yomiuri e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!