EG.5: nova variante do coronavírus se espalha rápido no Japão

Apesar de estar se espalhando rápido no Japão, especialistas dizem que há pouca evidência de que a EG.5, ou Eris, cause mais sintomas graves comparada a cepas anteriores do coronavírus.

Uma outra variante do coronavírus, chamada de EG.5, está se espalhando rápido no Japão, embora especialistas digam que há pouca evidência de que ela cause mais sintomas graves comparada a cepas anteriores que também pertencem à família ômicron.

Publicidade

A EG.5, uma versão que sofreu mutação da subvariante XBB.1.9.2, foi descoberta pela primeira vez em fevereiro e registrada em 51 países, incluindo os EUA, Coreia do Sul, China Austrália, Singapura e Reino Unido, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na semana passada, a OMS designou a EG.5 e suas sublinhagens como “variantes de interesse”, atualizando-as do rótulo “variantes sob monitoramento” que ela designou em julho.

“Coletivamente, evidência disponível não sugere que a EG.5 representa riscos adicionais de saúde pública relativos a outras linhagens descendentes (da ômicron) que estão circulando atualmente”, disse a OMS em sua avaliação inicial de risco.

No Japão e no resto do mundo, cepas XBB – parte do grupo ômicron de variantes – são o tipo mais dominante do coronavírus.

Entretanto, a prevalência da EG.5, chamada de Eris por especialistas da saúde, quase dobrou em julho e contou por 22% dos casos em Tóquio.

O Japão está atualmente no meio do que alguns especialistas chamam de 9ª onda de infecções por coronavírus.

O governo planeja iniciar um novo programa de vacinação em 20 de setembro usando doses contra a cepa XBB.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lento tufão Lan assola grande área do Japão

Publicado em 15 de agosto de 2023, em Tempo

Por causa das rajadas de vento há locais sem energia elétrica. Além disso, a chuva pesada poderá causar desastres, por isso, é preciso muito cuidado.

O olho do tufão Lan está sobre Wakayama, causa dos ventos e chuvas fortes na terça-feira (AMJ)

O tufão de número 7 está se movendo para o noroeste enquanto assola as regiões de Kansai e Shikoku na terça-feira (15). Causa fortes ventos e chuva pesada nas regiões Kansai e Tokai, como também nas províncias de Okayama e Tottori.

Publicidade

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o tufão Lan está com 980hPa às 9h de terça-feira, com uma área de tempestade de 280 quilômetros, sobre a cidade de Wakayama (província homônima), em curso lento, de 15km/h. Por isso, deverá levar o dia todo para atravessar Kansai e chegar ao Mar do Japão.

Por volta das 6h30, foram registradas rajadas de vento de 32,7m/s em Kobe (Hyogo), 31,9m/s no Aeroporto de Kansai (KIX) e 30,6m/s em Tsu (Mie). Só para ter uma ideia do quão forte é uma rajada de vento de 30 metros por segundo, equivale a 108 quilômetros por hora.

Cuidado com desastres causados pela chuva

Desastres que podem ser causados pela passagem do tufão (NHK)

As chuvas até agora aumentaram muito o risco de desastres de deslizamento nas províncias de Tokushima, Tottori, Okayama, Kyoto, Nara, Wakayama, Shiga, Mie, Gunma, Tóquio e Iwate. Há áreas com anúncio de risco de deslizamento, portanto, é preciso ficar atento aos avisos locais.

Nas províncias de Wakayama, Nara, Mie e Iwate, há risco extremamente alto de inundação e, na manhã de terça-feira, há rios que excederam o nível de perigo.

Segundo a AMJ a previsão é de precipitação elevada até a manhã de quarta-feira (16):

  • 350mm em Tokai
  • 300mm em Kansai
  • 250mm em Chugoku
  • 200mm em Shikoku, Kanto-Koshin e Hokuriku

Ventos fortíssimos

A AMJ alerta sobre os ventos e as rajadas, pois são tão fortes ao ponto de virar um caminhão em movimento. A previsão em relação aos ventos é de:

  • 30m/s em Tokai e Kansai, com rajadas de até 45m/s
  • 25m/s em Shikoku e Chugoku, com rajadas de até 35m/s
  • 23m/s em Hokuriku 

Fique longe da costa e dos rios

Ondas altas em Shingu, Wakayama, às 5h de terça-feira (NHK)

As ondas estão muito elevadas nas regiões Kansai, Tokai, Shikoku e nas Ilhas Izu. Além disso, o nível da maré sobe até quarta-feira, por isso, o cuidado deve ser redobrado, pois com a maré alta e elevação das ondas, podem ocorrer inundações marítimas. Há risco de inundações fluviais também.

Apagão

Na província de Mie ocorreram quedas de energia elétrica pelos rompimentos dos cabos por causa das rajadas de vento. Na manhã de terça-feira foram confirmados 12,7 mil pontos (residenciais e comerciais) com apagão.

Fontes: AMJ, NHK e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão