Mais de 80% das principais companhias no Japão esperam que a economia do país expanda no próximo ano, apoiada por uma recuperação no consumo pessoal após a remoção das restrições da covid-19, mostrou uma pesquisa da agência de notícias Kyodo.
Na pesquisa com 114 empresas, incluindo a Toyota e a Fast Retailing, operadora da Uniqlo, 82% disseram que projetam expansão econômica, alta de 55% ante o verão passado, quando companhias estavam preocupadas com os aumentos de preços.
Os resultados mostraram otimismo com a economia mesmo com as empresas enfrentando dificuldade com altos custos de materiais e de energia, com 94% dessas prevendo uma expansão citando recuperação nos gastos do consumidor como um dos principais condutores.
Com várias respostas permitidas, 67% citaram recuperação no capital investido, enquanto 55% escolheram saída da pandemia de coronavírus. Um número significante também apontou para esperança com gastos de turistas estrangeiros.
A porcentagem de entrevistados os quais esperam que condições econômicas permaneçam inalteradas ou contraiam moderadamente caiu de 42% há 1 ano para 15%. Dentre tais companhias, o maior número citou expectativas de uma desaceleração na economia dos EUA como razão por trás de suas respostas.
Cerca de metade disse que está enfrentando falta de funcionários, mas apenas 24% citou que estavam considerando aumentos salariais, descobriu a pesquisa.
Em relação à meta do governo de aumentar a proporção de executivas em grandes companhias para mais de 30% até 2030, apenas 5% disseram que alcançaram ou realizarão essa meta até o fim do ano.
A pesquisa cobriu companhias significativas em cada indústria do início de julho ao início de agosto.
Fonte: Japan Today