Na manhã de segunda-feira eram dois tufões, sendo que um deles é a causa de fortes ventos na costa de Tohoku. Mas, o ciclone se transformou no 5.º de agosto.
Triplo tufão na segunda-feira (AMJ)
Um ciclone tropical, próximo às Ilhas Marianas, se transformou no 11.º tufão do ano, na manhã de segunda-feira (28), segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Publicidade
Foi nomeado como Haikui, atribuído pela China, o que significa anêmona do mar.
A previsão indica que o quinto tufão de agosto deverá fazer um curso em direção às ilhas de Okinawa, por isso, tanto os residentes quanto os turistas devem ficar atentos ao seu movimento. Deverá cobrir Okinawa em 1.º de setembro, quando estará com 985hPa.
Enquanto isso, o tufão Damrey, o 10.º do ano, a leste da região Tohoku, é a causa dos ventos e rajadas na costa, além da elevação das ondas. Mas, à tarde deverá se afastar, segundo a AMJ.
Em contrapartida, o Saola, o tufão de número 9, classificado como extremamente forte, a leste das Filipinas, está se movendo lentamente em direção às ilhas ao sul de Okinawa. Na quarta-feira (30) ganhará ainda mais potência, com previsão de 920hPa, considerado violento, mas não deverá assolar Ishigaki pois mudará o curso em direção a Taiwan.
A média de tufões em agosto é de 5,7 e com a formação do 11.º é o quinto deste mês.
Fontes: News Digest, WeatherNews, AMJ e NHK