
Uma pessoa interagindo com IA (ilustrativa – PM)
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), cuja sede é situada em Genebra (Suíça), compilou na segunda-feira (21) um relatório sobre o impacto da IAs generativas, como o ChatGPT, sobre o trabalho. O relatório defende a opinião de que, em vez de os empregos serem substituídos, algumas tarefas serão automatizadas, facilitando a realização de outras tarefas e assim por diante.
No entanto, o relatório alertou que os empregos de escritório podem ser os mais afetados e que as mulheres podem ser mais atingidas, especialmente em países com renda média e alta. É provável que as políticas de cada país sejam um problema.
O relatório analisa a situação de cada país em nível global. Especialistas observaram que a maioria dos empregos e setores são apenas parcialmente automatizados e que as IAs generativas “provavelmente mudarão a qualidade do trabalho, especialmente a autonomia, em vez de destruir empregos“. Operadores e montadores de máquinas, artesãos e trabalhadores de comércios relacionados e trabalhadores qualificados da agricultura, silvicultura e pesca têm exposição à IAs generativas mais limitada.
Artigos relacionados
Entretanto, foi constatado que, embora o impacto em ocupações como gerência e vendas fosse relativamente baixo, os empregos administrativos eram os que tinham maior probabilidade de serem afetados, com cerca de um quarto das tarefas com probabilidade de serem automatizadas.
É provável que as diferenças de gênero também reflitam isso. Tradicionalmente, empregos de escritório têm tido mais funcionários do sexo feminino à medida que os países se desenvolvem economicamente. Devido a isso, a população feminina em países de renda média e alta parece ter mais chances de ser afetadas especialmente nos principais empregos de escritório.
No entanto, o relatório conclui que “o impacto social e econômico das IAs generativas depende em grande parte de como sua difusão é gerenciada. São necessárias políticas para apoiar a transição” e adverte que, sem a voz do trabalhador, o treinamento de habilidades e a proteção social adequada, “há o risco de que apenas um pequeno número de países e participantes do mercado se beneficiem“.
Fonte: Reuters







