O Japão planeja começar a liberar água radioativa tratada da planta nuclear de Fukushima, que foi atingida pelo tsunami, no oceano no fim de agosto, divulgou o jornal Asahi nesta segunda-feira (7), citando fontes do governo não identificadas.
A liberação ocorrerá provavelmente logo após o primeiro-ministro Fumio Kishida se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden, e o da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol nos EUA na próxima semana e explicar a eles o quão seguro será o processo.
Nenhuma data específica para o descarte foi decidida, disse o alto funcionário do governo Hirokazu Matsuno aos repórteres durante uma coletiva de imprensa.
No mês passado, a agência reguladora nuclear do Japão concedeu aprovação para a operadora da planta, a Tokyo Electric Power Company, destinada a liberar a água, a qual o país e a Agência Internacional de Energia Atômica dizem ser segura, mas países vizinhos temem que ela possa contaminar alimentos.
A pesca de arrasto deve começar ao largo da costa de Fukushima em setembro e o governo visa iniciar a liberação de água antes da temporada de pesca entrar em curso, disse o jornal.
Fonte: Thai PBS World