O Primeiro-Ministro Kishida realizou uma reunião de cúpula com o Presidente Biden durante sua visita aos Estados Unidos, onde concordaram em iniciar o desenvolvimento conjunto de um novo tipo de míssil.
Kishida começou a reunião lamentando sobre os incêndios florestais em Maui, no Havaí, e informando que forneceria US$ 2 milhões em ajuda às vítimas dos incêndios.
Os dois líderes concordaram em iniciar o desenvolvimento conjunto de um novo tipo de míssil capaz de interceptar armas difíceis de detectar, como os mísseis hipersônicos, que estão sendo desenvolvidos pela Coreia do Norte e pela China e voam a aproximadamente cinco vezes a velocidade do som, a fim de fortalecer as capacidades de dissuasão e resposta da aliança Japão-EUA em meio ao ambiente de segurança cada vez mais severo.
Com relação à agressão da Rússia contra a Ucrânia, os líderes concordaram em continuar a impor sanções rigorosas contra a Rússia e apoiar a Ucrânia, em estreita cooperação com o G7. Também consentiram em trabalhar em estreita colaboração ao lidar com a China e reafirmaram a importância de cooperar com as questões relacionadas.
Eles também enfatizaram a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan, bem como a necessidade de incentivar uma solução pacífica para a questão.
Enquanto isso, o Primeiro-Ministro Kishida expressou sua gratidão aos EUA pelo apoio e compreensão do plano de diluir a água tratada que se acumula na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi e despejá-la no mar, e os dois líderes também trocaram opiniões sobre a cooperação no combate à desinformação sobre o plano.
Fonte: NHK