Japoneses recebem ligações da China em ‘protesto’ à água de Fukushima

Autoridades e empresas japonesas recebem diversas ligações vindas da China “criticando” o despejo da água contaminada de Fukushima.

Imagem: ANN e Asahi

Neste sábado (26), a Embaixada do Japão na China publicou um texto na rede social chinesa Weibo, afirmando que houve uma série de telefonemas de assédio da China para o Japão em relação ao despejo de água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi da TEPCO no mar, em 24 deste mês. A postagem afirmava que a embaixada havia solicitado ao governo chinês que tomasse medidas rigorosas de acordo com a lei, e condenou o ato, considerando-a ilegal.

Publicidade

Um vídeo também circulou na rede social chinesa mostrando jovens ligando aleatoriamente para o Japão para “perguntar o motivo da liberação da água no mar”.

Desde o dia 24, a embaixada vem pedindo aos japoneses que vivem na China que tomem cuidado para não falar japonês publicamente, pois não se pode descartar a possibilidade de ocorrerem situações imprevistas.

De acordo com as autoridades, houve um aumento no número de ligações telefônicas de assédio para a embaixada desde o dia 24, e um evento musical programado para ser realizado na embaixada no dia 26 foi cancelado devido a considerações de segurança.

De acordo com a Polícia de Fukushima, de 24 a 26 de junho, várias empresas da província, inclusive restaurantes, receberam uma série de chamadas telefônicas com o código de área chinês “86”. Acredita-se que o conteúdo das chamadas esteja relacionado à liberação de água tratada, e a polícia da província está pedindo que sejam tomadas medidas, como a rejeição de chamadas internacionais.

De acordo com o proprietário de um restaurante na província, as ligações que começavam com ’86’ começaram no dia 24 e foram registradas de 40 a 50 ligações no dia 26. Ele disse que as ligações começavam em japonês, dizendo “Moshi moshi” e “konnichiwa”, seguidas de uma conversa unilateral em um idioma que parecia chinês.

“Nunca pensei que meu restaurante seria diretamente incomodado. Acho que essa é uma das reações dos estrangeiros à liberação da água tratada. Espero que o governo responda adequadamente por meio dos canais diplomáticos”, comenta o homem.

O Centro Cultural de Edogawa, em Tóquio, também relata que recebeu várias ligações entre 24 a 26 de junho, com o número “86”. O centro relatou o fato à polícia, pois a linha fica ocupada e isso tem prejudicado suas operações.

Em 27 deste mês, o Ministério do Meio Ambiente publicou os resultados do monitoramento das águas de Fukushima, que cumprem todos os padrões de segurança estabelecidos pela OMS.

Fonte: Asahi Shimbum

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Acidentes com moto aquática no Biwako, um piloto preso

Publicado em 28 de agosto de 2023, em Acidentes, Crime

Em uma semana ocorreram 3 acidentes no Biwako, sendo que em consequência de um deles, um homem foi preso.

Vista aérea do Biwako, cidade de Nagahama, em Shiga (ANN)

Na manhã de domingo (27), duas motos aquáticas colidiram no Lago Biwa (Biwako), na cidade de Nagahama (Shiga), ferindo gravemente um homem e uma mulher.

Publicidade

De acordo com a polícia, o acidente foi depois das 10h30, uma moto aquática de dois lugares que navegava na costa do Biwako, bateu contra uma outra ao fazer uma inversão em U.

As duas moto aquáticas do acidente, recolhidas pela polícia (ANN)

O homem que pilotava a moto aquática atingida, de 38 anos, de Aichi, sofreu ferimentos graves, incluindo fratura da articulação do ombro direito.

A mulher de 25 anos, da província de Kumamoto, na garupa da moto aquática que causou o acidente, teve ferimento no joelho direito.

Piloto da moto aquática é preso

No dia anterior, sábado (26), por volta das 14h50, uma moto aquática atropelou um menino e uma menina, ambos de 6 anos, de Uji (Quioto), no Biwako, na cidade de Otsu (Shiga).

Vista aérea do local do acidente com a moto aquática, cujo piloto foi preso (MBS)

O menino levou pontos na nuca e a menina teve um ferimento na testa.

O condutor, japonês, 安田亘, 26 anos, de Minoo (Osaka), foi preso em flagrante pois conduzia a moto aquática sem possuir carteira de habilitação. Ele teria dito para a polícia que ingeriu bebida alcoólica e conduziu a moto aquática.

Em 20 deste mês, uma estudante ginasial foi jogada de um inflável puxado pela moto aquática.

Fontes: ANN e MBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão