Kishida e outros 3 ministros comem peixe de Fukushima para mostrar que é seguro

O almoço mostrou “o forte comprometimento de Kishida em tomar a liderança no combate ao dano reputacional enquanto se posiciona pelos sentimentos da comunidade pesqueira de Fukushima”

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, come sashimi de peixe de Fukushima para mostrar que é seguro (YouTube/ANN)

O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida e 3 ministros do Gabinete comeram sashimi de peixe de Fukushima em um almoço de trabalho na quarta-feira (30), em um esforço aparente para mostrar que o animal aquático é seguro, após o despejo no oceano de água residual radioativa tratada da planta nuclear de Fukushima Daiichi que começou na semana passada.

Publicidade

Kishida e os 3 ministros consumiram sashimi de linguado, polvo e robalo pescados na costa de Fukushima após o descarte da água radioativa, junto com vegetais, frutas e uma tigela de arroz que foram colhidos na província, disse aos repórteres o ministro da Economia e Indústria, Yasutoshi Nishimura.

Despejo de água deve levar décadas

O despejo da água residual tratada no oceano, que começou na quinta-feira (24) e deve continuar por décadas, sofre forte oposição de grupos pesqueiros e de países vizinhos.

Em resposta, a China proibiu imediatamente todas as importações de frutos de mar do Japão. Na Coreia do Sul, milhares de pessoas se juntaram a manifestações no último fim de semana para condenar o descarte.

Todas os dados de amostras de água do mar e de peixes desde o despejo têm estado bem abaixo dos limites de segurança estabelecidos.

O almoço mostrou “o forte comprometimento de Kishida em tomar a liderança no combate ao dano reputacional enquanto se posiciona pelos sentimentos da comunidade pesqueira de Fukushima”, disse Nishimura.

Alerta de viagem

O Ministério de Relações Exteriores do Japão emitiu um alerta de viagem no domingo (27) pedindo a cidadãos japoneses que tenham cuidado extra na China, citando uma escalada de assédios e protestos violentos em relação ao despejo da água residual.

O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que pessoas atirando pedras haviam visado a embaixada, consulados e escolas do Japão na China.

Água radioativa armazenada em mil tanques

Água residual radioativa tratada se acumulou desde a fusão de março de 2011 na planta nuclear causada por um massivo terremoto e tsunami. Ela totaliza 1,34 milhão de toneladas e está armazenada em cerca de mil tanques.

O governo do Japão e a Tokyo Electric Power Company (TEPCO) dizem que a água mantida nos tanques está ocupando grande parte da área da usina e deve ser removida para liberar espaço a fim de construir instalações destinadas à limpeza e desmantelamento da planta, o que também deve levar décadas.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Seibu fechada pela greve e Seven & i decide vender as lojas de departamento

Publicado em 31 de agosto de 2023, em Sociedade

Enquanto os funcionários da Seibu em greve fazem manifestação, a Seven & i Holdings decidiu vender as lojas de departamento.

Funcionários em greve, com faixas e cartazes, em frente à loja de departamento Seibu (JNN)

Conforme o anúncio do sindicato, a loja de departamentos Seibu, de Ikebukuro, Tóquio, está com as portas fechadas, na quinta-feira (31), porque os 900 funcionários estão em greve.

Publicidade

É a primeira greve do segmento de lojas de departamento em 61 anos. Mas, os funcionários em greve não estão parados. Distribuem panfletos apelando para a manutenção do emprego, já que esta é também a data em que a Seven & i Holdings, gestora das duas redes de lojas de departamento – Seibu e Sogo – esteve em reunião para decidir pela venda a um fundo norte americano.

Seven & i decide pela venda

Placa da empresa gestora, Seven & i Holdings (NTV)

Na reunião extraordinária do conselho de administração da Seven & i Holdings, após longa discussão, foi decidida a venda para o Fortress Investment Group, fundo de investimento americano, por volta do meio-dia. 

Um acordo de transferência de ações será assinado  na sexta-feira (1.º) para a conclusão da transação de venda. O valor é de aproximadamente 220 bilhões de ienes. Junto com a venda, a empresa planeja renunciar aos 90 bilhões de ienes, aproximadamente, das dezenas de bilhões de ienes em empréstimos.

Ainda não há informação sobre o quadro de funcionários das duas redes de lojas de departamento, se serão mantidos ou não pela empresa compradora.

Fachada da Seibu (JNN)

Fontes: NTV, JNN e Sankei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão