Para endereçar uma crescente escassez de mão de obra, a grande rede de lojas de conveniência Lawson está introduzindo uma tecnologia a qual permite que trabalhadores remotos atendam clientes usando avatares animados.
Sentados em frente a telas de computador em suas casas ou escritórios, trabalhadores atuam como Lawson Avatar Operators – LAOs (Operadores Avatares da Lawson) para atender clientes.
Os LAOs falam através da webcam e suas vozes e gestos serão refletidos em personagens animados nas telas de lojas da Lawson.
Atualmente, LAOs estão operando em 4 das lojas da rede em Tóquio, Osaka e outros lugares.
Segundo a Lawson, trabalhadores humanos nessas lojas podem focar em tarefas físicas como preparar alimentos, limpar e estocar prateleiras enquanto os LAOs ajudam clientes, por exemplo, a usarem a máquina de autoatendimento.
“A escassez de mão de obra vai ficar mais séria no futuro, particularmente para turnos noturnos”, disse o presidente da Lawson, Sadanobu Takemasu. “Um único LAO pode operar várias lojas a partir de casa, o que significa mais produtividade com custo menor”.
Junto com máquinas de autoatendimento, a tecnologia de avatares deve ajudar no funcionamento das lojas com menos funcionários.
A Lawson também espera que a nova tecnologia ajude a recrutar mais trabalhadores remotos, incluindo pessoas que têm filhos pequenos ou cuidam de membros da família em casa.
Fonte: Asahi