A Lexus, conhecida marca de carros de luxo, planeja se transformar e se tornar 100% BEV (veículo elétrico a bateria) globalmente até 2035, começando nos EUA, Europa e China em 2030.
A Lexus tem uma visão de marca chamada “Lexus Electrified”, que maximiza o potencial da eletrificação e proporciona prazer ao dirigir. Dois BEVs, o RZ e o UX300e, estarão disponíveis no Japão.
A Lexus está promovendo gradualmente a eletrificação, e o “Electrified Sport“, um carro esportivo BEV de próxima geração que é considerado o sucessor do lendário modelo superesportivo LFA, está recebendo muita atenção.
O “Electrified Sport” fez sua estreia mundial na Sessão de Briefing da Toyota sobre BEVs no Japão em dezembro de 2021.
Desde então, ele foi exibido em feiras de automóveis e eventos no Reino Unido, nos EUA e na China, onde atraiu muita atenção. O exterior do Electrified Sport apresenta um belo design com estilo típico de carro esportivo – frente longa e centro de gravidade baixo.
Embora apresente faróis afiados e lanternas de LED em forma de L, comuns aos veículos Lexus, ele não tem a icônica “grade fusiforme” da marca Lexus, o que dá à parte frontal uma sensação futurista e de alto desempenho.
O principal componente do BEV é a bateria. O modelo registrou o tempo de aceleração de 0 a 96 km/h na faixa de 2 segundos, superando o desempenho de aceleração de 3,5 segundos do LFA.
Supõe-se também que a autonomia possa exceder 692 quilômetros, possibilitando longas viagens.
O sistema de acionamento é o DIRECT4, que otimiza o potencial dinâmico. Ele também está disponível no RZ e no novo RX e controla com precisão a força motriz das quatro rodas de acordo com a carga.
Além disso, o volante deformado “one-motion grip” é adotado como um sistema de direção por fio que elimina a conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras.
Além de oferecer uma nova experiência de direção por meio de uma operação mais fácil e precisa, espera-se que o sistema também melhore a agilidade em baixas velocidades e a estabilidade em altas velocidades.
O Electrified Sport será equipado com várias tecnologias de ponta e também existe a possibilidade de ser equipado com uma transmissão manual para BEVs.
O modelo chamou muita atenção no mundo inteiro, principalmente pelo seu design novo e estético.
Mas resta saber o preço deste modelo no Japão. Quanto será que vai custar?
Fonte: Kuruma no News