Mais de 70 mil testam positivo para o coronavírus no Japão

Não se pode descuidar do contágio pois o organismo está com a imunidade reduzida para combater o coronavírus.

Imagem ilustrativa do coronavírus (Pixabay)

Na 9.ª onda de infecção pelo coronavírus, o número de pessoas testadas positivo continua aumentando, pela 11.ª semana consecutiva. 

Publicidade

Segundo informações do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), na sexta-feira (4), o total de pessoas com confirmação da infecção em todo o país chegou a 78.502, entre 24 e 30 de julho, chegando à média de 15,91 por instituição hospitalar.

As províncias com o maior número de pacientes por instituição hospitalar são as de Kyushu, entre 25 a 30, mas as da região central devem tomar cuidado com o aumento:

  • 20,82 pacientes por hospital em Aichi
  •  18,44 em Mie
  • 18,36 em Chiba 
  • 17,9 em Gifu
  • 16,92 em Shizuoka  

Esse número representa um aumento de 114% em relação à semana anterior.

O número de pacientes internados é de 11.146, até terça-feira (1.º). Embora ainda não tenha relato de tensão nos hospitais, sabe-se que muitas ambulâncias tiveram dificuldades para encontrar uma instituição hospitalar para encaminhamento dos pacientes.

Segundo os resultados das análises, a maioria é da cepa XBB da variante ômicron, mas se vê um aumento da EG5.1, a qual infecta com mais facilidade.

O governo japonês pede o uso da máscara e continuar fazendo a desinfecção das mãos, especialmente neste momento, quando as pessoas circulam mais por causa do verão e das férias escolares.

Fontes: FNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Artigos que podem salvar a vida em caso de apagão no verão

Publicado em 4 de agosto de 2023, em Dicas Especiais

Além da sugestão de diversos itens, ainda tem dicas valiosas para serem aplicadas no caso de corte de energia elétrica no verão.

Foto ilustrativa de menina em frente ao ventilador (Pexels)

O Japão é um país sujeito a tufões e terremotos, os quais podem causar queda de energia elétrica. Se isso ocorrer no verão, as pessoas podem ficar com insolação dentro de casa. 

Publicidade

No caso de um tufão forte, sem poder sair de casa, é preciso estar preparado para as interrupções de fornecimento de água e de energia elétrica. Por isso, ao saber da aproximação do tufão, a recomendação é deixar a banheira cheia de água. Isso vai ajudar nas descargas do vaso sanitário e lavar as mãos. Pode até servir para filtrar a água para consumo, se tiver um bom filtro, como os da alemã Brita.

A fabricante alemã oferece vários modelos de filtro, de tamanhos diferentes que variam de 600ml, 2,2 litros, 3,5 litros e 4,85 a 8,2 litros. Assim, terá água para cozinhar o arroz, fazer um café e para se hidratar. 

Filtros de água da Brita (Amazon)

Além de usar em casa pode ser levado nos piqueniques ou no camping. Assim, não precisa levar garrafas PET.

Prevenções contra apagão

Já desde muitos anos atrás, vários fabricantes produzem roupas de cama, toalhas e roupas com fibras que refrescam. São muito úteis para suportar o calor e podem ser encontradas na Uniqlo, GU, Nitori e em outras grandes redes.

Outro produto que ajudará bastante é o colar gelado e reutilizável, hit deste verão. Dependendo da marca basta colocá-lo 15 minutos na geladeira ou 20 minutos dentro de um balde de gelo para voltar a usá-lo. Ajuda a reduzir a temperatura corporal para evitar hipertermia. Há várias marcas e podem ser compradas nas lojas online.  

À esq. colar de gelo da Rakuten e à dir. da Amazon

Geladeira

Um dos grandes problemas durante o corte de energia elétrica no verão são a geladeira e o ar-condicionado

Em relação à geladeira, a dica é encher umas 3 ou 4 garrafas PET de 500ml de água e levá-las ao freezer. No caso de um apagão, retire-as do freezer e mova-as para a geladeira. Elas ajudarão a manter a geladeira refrigerada, evitando perdas dos alimentos e bebidas. 

Outra medida antecipada é comprar vários pacotes de gelo para forrar a caixa térmica (cool box). Assim, terá gelo para fazer os colares gelados voltarem à função e também para a água e outras bebidas.

No lugar do ar-condicionado

É difícil passar um dia ou uma noite de calor, com risco de insolação. Nessa hora, um ventilador com bateria de lítio ajuda bastante, pois pode deixá-lo carregado antes do tufão chegar. Esse tipo de ventilador é muito prático para levar no churrasco ao ar livre e também para usar no camping.

Ventiladores com bateria de lítio (Amazon e Rakuten)

Como há centenas de modelos, pode procurar um com tamanho e preço adequados para o seu gosto.

Outras providências

Além disso, convém ter em mãos lanterna para evitar usar velas (risco de incêndio), ou velas a LED que funcionam com água, bateria extra para carregar o smartphone, produtos alimentícios e alimentos fáceis de preparar, mesmo sem fogo; e a mochila com o kit de emergência

Se tiver um fogareiro com bomba de gás cassete, melhor ainda, para poder cozinhar. 

As prefeituras costumam entregar mapas com áreas de risco (hazard map), o qual é muito útil tê-lo em mãos nessa hora.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão