Laticínios e derivados, cereais e temperos são itens com aumento de preços (ANN)
Os produtos alimentícios de uso doméstico que terão aumento de preços em agosto somam 1.102 itens, com registro de queda na quantidade, já que no mesmo mês do ano passado foram 2.516.
Publicidade
É a primeira vez em sete meses que o número de itens com aumento foi inferior ao ano passado. Os produtos alimentícios cujos preços serão elevados em agosto são os lácteos, como leite e iogurte (265 itens), além de temperos, incluindo dashi (409 itens), sucos, os à base de cereais e snacks.
Os consumidores deverão sentir fortemente os aumentos ao comprarem os produtos como leite e seus derivados, o iogurte, por exemplo, pois são de itens de consumo diário.
Até o momento, foram 30.710 itens com os preços reajustados em 2023. Já ultrapassou a marca de 25.768 itens em todo o ano de 2022.
Olhando para as tendências de setembro, cerca de 2 mil itens estão previstos, principalmente temperos como missô e doces, mas em outubro serão mais de 4 mil itens, principalmente bebidas alcoólicas como saquê e vinho.
Espera-se que o rush de alta de preços atinja o pico por volta de outubro e se acalme por um tempo, mas há um senso de incerteza sobre o futuro, por causa da situação na Ucrânia. Por isso, é possível que os preços continuem subindo no próximo ano.
Fontes: Teikoku Data Bank e ANN