Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Ovos de tamanho menor porque as galinhas poedeiras sofrem no verão

| Economia

As galinhas poedeiras são seres muito afetados pelo calor contínuo e acabam botando ovos menores. Veja o motivo.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
galinhas

Galinhas poedeiras da granja (YTV)

Os ovos no Japão têm classificações por tamanho, conforme mostram as bandejas nos supermercados, variando de SS a LL. São classificados por peso e não pelo tamanho da altura deles como parece.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU
SS 40 a 46 gramas M 58 a 64 gramas
S 46 a 52 gramas L 64 a 70 gramas
MS 52 a 58 gramas LL 70 a 76 gramas

Neste verão, os seres humanos não são os únicos afetados pelo calor insuportável. As delicadas galinhas poedeiras das granjas também sofrem.

A granjeira Miwa Itagaki, cria mais de 10 mil galinhas, na cidade de Sagae (Yamagata). “Elas são delicadas e sensíveis ao calor. Perdem o apetite com o calor e isso afeta a produção de ovos”, explicou.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Por não se alimentarem direito por causa do calor, o tamanho dos ovos diminui, disse a granjeira.

“Os restaurantes querem ovos de tamanho L, a nossa maior demanda. Mas, com esse calor tenho que telefonar para cada um perguntando se posso enviar os de tamanho M”, relata Miwa, que enfrenta esse problema nesses dias.

galinhas 1

Diferença de tamanho dos ovos, o L à esq. e o M à dir. (YTV)

Ela disse também que essa onda de calor pode até matar as galinhas poedeiras, por isso, é essencial proteger a granja do calor excessivo. 

Uma das formas de evitar que as galinhas poedeiras morram é fornecer água gelada para elas. Toda a granja está equipada com dispositivos nos casos para soltar a água gelada em gotas para as aves. E, para refrescar o ambiente é preciso instalar telhado duplo, além de vedar a entrada dos raios solares.

Outra forma de fazê-las se interessar pela ração é oferecer farinha de peixe adoçada. “Este verão tem mais dias de calor contínuo, além das temperaturas mais elevadas, o que é rigoroso para as aves”, lamentou a proprietária da granja.

Segundo o proprietário de uma granja em Yurihama (Tottori), as galinhas são muito resistentes ao frio do inverno, por isso, mesmo em Hokkaido não são afetadas, mas sofrem com o calor.

Por isso, ele quebra a cabeça para fazer com que as galinhas poedeiras comam as diversas rações oferecidas. No verão é preciso ser criativo para procurar rações nutritivas para as aves sem apetite.

Fonte: YTS, Benridesu e Nipponkai TV


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo