A manhã da sexta-feira (11), feriado do Dia da Montanha, foi marcada pelo pico do rush das viagens, tanto de carro, quanto de avião ou shinkansen.
Nas vias expressas foram confirmados congestionamentos de tráfego às 9h, como de 31 quilômetros perto de Hadano-Nakai na Tomei e de 37 quilômetros perto da área de serviço de Fujino na Chuo.
Não foi diferente na região Tokai, com 20 quilômetros de engarrafamento na Isewangan, às 11h.
Nas plafatormas do shinkansen, um deles que partiu na primeira hora do dia, de Nagoia (Aichi) com destino a Hakata, em Fukuoka, começou operando com 150 a 200% de lotação. Em Tóquio, de manhã, os trens-bala partiram com todas as poltronas ocupadas.
Segundo a All Nippon Airways (ANA), espera-se que os voos internacionais atinjam um pico nas partidas de sexta-feira, com o dobro de reservas em relação ao ano passado. Os voos domésticos atingiram o pico na quinta e sexta-feira, com taxa de reservas de 99%.
De acordo com a administração do Centrair – Aeroporto Internacional de Chubu, cerca de 46 mil passageiros têm embarques em voos internacionais no período de 10 a 20 deste mês, o que representa cerca de 40% em relação a 2019. No entanto, se comparado ao mesmo feriado do ano passado, ainda na pandemia do coronavírus, o aumento é de cerca de 500%.
Com o tufão Lan, como fica a volta das viagens?
Os embarques e as viagens através das vias expressas estão acontecendo sob um dia ensolarado. Mas, fica a preocupação em relação à volta, pois a JR Tokai e a Nexco já informaram que poderão suspender as operações dependendo das condições da aproximação do tufão Lan.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a previsão é de aproximação do tufão de número 7 na segunda-feira (14), ainda na costa, provavelmente classificado como forte. A área de tempestade deverá cobrir ampla área, de Kansai a Kanto, na terça-feira. Isso poderá afetar a volta das milhares de pessoas no retorno de suas viagens.
Os picos das viagens de volta deverão ocorrer em:
- 15, terça-feira, para os trens-bala
- entre 15 e 17 nos aeroportos, tanto para os voos domésticos quanto internacionais
- 13 a 15 nas vias expressas
Na volta, antes de entrar no carro para viajar pelas vias expressas ou de tomar o shinkansen ou o avião, a recomendação é verificar as páginas web de cada companhia.
Fontes: NHK, JNN, Tokai TV e CBC TV