O tufão Lan, sétimo do ano, classificado como extremamente forte na sexta-feira (11), sobre o Oceano Pacífico, a 90 quilômetros de Chichijima ou Ilha Peel, se move lentamente em direção ao arquipélago principal.
Segundo a previsão da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a partir de segunda-feira (14), deverá perder um pouco a potência, passando a ser classificado como forte, quando se aproximar da costa da região Tokai, com uma área de tempestade de 490 quilômetros de diâmetro.
Tufão Lan poderá afetar operação do shinkansen e vias expressas
A JR Tokai informou na quinta-feira (10) que, por causa dos efeitos do tufão, existe a possibilidade do Tokaido Shinkansen, trecho Tóquio a Shin-Osaka, ter a operação suspensa ou com horários modificados no período de domingo a quarta-feira.
Segundo a Nexco, dependendo do movimento do tufão, é possível que as vias expressas da área central do país (regiões Tokai e Kansai) tenham interrupção de tráfego de sábado (12) a quarta-feira, e na área de Kanto e Tohoku, entre domingo (13) e quarta-feira.
As companhias aéreas ainda não emitiram nenhum comunicado. Porém, muitos dos turistas que fizeram longas filas para o embarque na quinta-feira, no aeroporto de Narita, mostraram preocupação em relação ao voo de volta.
Fontes: AMJ, Mainichi, NHK, MBS e NTV