A previsão indica que o tufão de número 7 atravesse a região Kansai na noite de terça-feira (15) e que por volta das 3h de quarta-feira (16) já esteja a 180 quilômetros da costa da província de Fukui, sobre o Mar do Japão.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou, às 16h, que tufão Lan estava com pressão atmosférica central de 985 hectopascais e sua área de tempestade tem diâmetro de 280 quilômetros.
Como prossegue de forma lenta, comparável a andar de bicicleta, ainda é necessária vigilância rigorosa contra fortes chuvas, tempestades, ondas e marés altas, especialmente nas regiões de Kinki, Tokai e Chugoku.
Mesmo a região de Kanto, distante da área onde o tufão assola, as condições atmosféricas são muito instáveis, com possibilidade de redemoinho, rajadas de vento e chuva.
O tufão Lan deverá seguir um curso em direção a Hokkaido, mas quando se aproximar dessa província, no dia 18, já deverá ter se transformado em ciclone extratropical.
Para verificar em tempo real como está a situação de perigo em relação aos desastres que podem ser causados pelo tufão acesse a página web Kikikuru da AMJ.
O tufão Dora, o oitavo do ano, se transformou em ciclone tropical às 16h01 de terça-feira, informou a AMJ.
Fontes: AMJ, News Digest, NHK e Tenki