O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (Wikimedia Commons/The Presidential Press and Information Office)
Funcionários da Guarda Costeira do Japão (JCG, na sigla em inglês) foram notificados pela Coreia do Norte sobre um plano para lançar o que ela chama de “satélite artificial” no fim deste mês.
Publicidade
Autoridades norte-coreanas responsáveis por garantir a segurança de embarcações do país teriam dito à JCG nesta terça-feira (22) que o satélite será lançado em algum momento entre 24 e 31 de agosto.
O projétil provavelmente cairá em uma das três áreas – duas no Mar Amarelo no sudoeste da Coreia do Norte e uma no Oceano Pacífico no leste das Filipinas. Todas elas estão fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE).
Autoridades japonesas estão pedindo a embarcações operantes que estejam em alerta contra quaisquer objetos em queda.
A Coreia do Norte fez uma notificação similar à JCG em 29 de maio e lançou o que ela chamou de um satélite dois dias depois.
Acredita-se que o projétil tenha desaparecido em pleno ar.
O primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu ministérios e agências relevantes a trabalharem juntos para coletar e analisar informações, e transmiti-las à população de maneira apropriada.
Kishida também os instruiu a cooperar com os EUA, Coreia do Sul e outros países relevantes em pedir fortemente a Pyongyang que não realize o lançamento. Ele também disse a eles que tomem medidas necessárias para se preparar no caso de uma emergência.
Fonte: NHK